Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Administração de São Pedro do Butiá apresenta prestação de contas na Rádio São Luiz

foto colorida de integrantes da administração de São Pedro do Butiá na Rádio São Luiz

Gestores comentaram sobre ações durante o ano no município – Foto: Rádio São Luiz

O prefeito de São Pedro do Butiá, José Henrique Heberle e o vice-prefeito, Valter Antonio Seibert, concederam entrevista na manhã desta terça-feira, 27, à Rádio São Luiz. Na oportunidade, os dois gestores fizeram uma avaliação e prestação de contas do ano. 

Participaram também da conversa, a secretária de Saúde de São Pedro do Butiá, Rosmeri Gallas; a secretária de Educação, Turismo, Desporto e Lazer, Terezinha Pez Jaeschke; o secretário de Administração e Fazenda, Jeferson Strochein e o secretário de Obras, Luis Heck.

Seibert, que também atua como Secretário de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Expansão Econômica, comentou sobre algumas iniciativas na área, como o Programa Genética de Qualidade, que oferece subsídios para produtores de leite do município. “No ano de 2022 tivemos mais de R$80 mil em subsídios em que auxiliamos os produtores para inseminação artificial”, destacou o secretário.

O vice-prefeito também falou sobre o programa para perfuração de poços artesianos no município como uma forma também de mitigar os efeitos da estiagem na região. A ideia da administração é expandir o programa para diferentes áreas e produtores. Outra iniciativa da prefeitura municipal para amenizar a falta de chuvas em 2022, foi fornecer auxílios e cestas básicas para os produtores mais afetados. Seibert também aproveitou para falar sobre a realização da 10° ExpoButiá no próximo ano.

Segundo os gestores, a administração também está buscando fazer parcerias com o governo do Estado por meio do Programa Avançar. Heberle salientou a importância da agricultura para o município, sendo o principal motor da economia local. “A agricultura do nosso município é forte, mas a demanda é grande, por isso temos sempre que estar atraindo recursos”, explicou o prefeito.

Outras secretarias

Durante a entrevista, a secretária de Saúde de São Pedro do Butiá, Rosmeri Gallas, que trouxe números dos atendimentos na área ao longo do ano. Além disso, Gallas destacou o recebimento do “Selo Prata” da Rede Bem Cuidar pelo município.

A Secretária de Educação, Terezinha Jaeschke comentou sobre os esforços para a recuperar a defasagem na área durante o período de pandemia. Segundo ela, a secretaria conseguiu zerar a fila de crianças à espera de vagas na educação infantil do município. Além disso, Jaeschke explicou algumas melhorias realizadas nas escolas de São Pedro do Butiá.

Na área administrativa e financeira, o secretário de Administração e Fazenda, Jeferson Strochein também listou números do município. De acordo com o secretário, a prefeitura pretende realizar um concurso público em março do próximo ano.

Por fim, o secretário de Obras, Luis Heck destacou algumas aquisições feitas pela administração de São Pedro do Butiá, com o objetivo de melhor atender às demandas da população. Heck também comentou sobre obras de pavimentação que estão sendo feitas na cidade e interior.

Confira a íntegra da entrevista no Facebook da Rádio São Luiz

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile