Agricultores de São Miguel das Missões organizam fornecimento de alimentos para merenda escolar

Divulgação/Emater

Com a proximidade do início do ano letivo, agricultores de São Miguel das Missões organizam a produção para fornecimento de alimentos à merenda escolar da rede pública de ensino. Num primeiro momento, o grupo se reuniu no mês de janeiro para a organização da escala da produção e nos próximos dias de fevereiro deve iniciar as entregas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Os preparativos contaram com o envolvimento da Secretaria Municipal da Educação, Emater/RS-Ascar, representantes das equipes diretivas das escolas da rede pública municipal e estadual, assim como agricultores familiares interessados em participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio do qual são adquiridos os alimentos para fornecimento a estudantes de todas as etapas da educação básica da rede pública. Com essa política, no mínimo 30% do valor repassado para a aquisição de alimentos para a merenda escolar é destinado à compra direta de produtos da agricultura familiar, como forma de estimular o desenvolvimento econômico e sustentável local. Neste processo, a Emater/RS-Ascar atua como articuladora entre agricultores familiares e escolas.

Para que haja regularidade na oferta, realizou-se levantamento sobre a disponibilidade de produtos para o decorrer do ano, conforme a escala de produção. O grupo discutiu ainda medidas para manter a produção no período de estiagem.

O acesso ao programa permite que os agricultores tenham mais uma forma de comercialização de sua produção. “Também serve como impulso e estimula a produção, incrementando a renda das famílias, além de assegurar produtos de qualidade na alimentação escolar. O objetivo é que novos agricultores venham a participar do programa, aumentando assim a diversidade de produtos a ser oferecida na alimentação escolar e, com o passar dos anos, o percentual de compras da agricultura familiar”, destaca a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Fátima Primaz, que atua no fomento ao Programa junto com os demais integrantes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e das secretarias municipais competentes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich