Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Secretaria de Educação de Caibaté lança projeto para cultivar a cultura gaúcha no município

foto colorida de evento da Smect em Caibaté

Projeto foi apresentado pela Smect aos professores do município – Foto: Micael Olegário

A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (Smect) de Caibaté, lançou nesta quarta-feira, 15, o projeto “Vivenciar o tradicionalismo gaúcho o ano todo”. A iniciativa tem o objetivo de estimular a prática dos costumes e tradições gaúchas no cotidiano do município. O projeto é desenvolvido em conjunto com a empresa Ledima Assessoria Educacional e incentiva os alunos das escolas de Caibaté e a comunidade a usarem pilcha ao menos uma vez ao mês.

O lançamento foi realizado no auditório da Cermissões e contou com a presença do prefeito, Amauri Pires, e de representantes do Legislativo municipal e da Sicredi, que são parceiros da iniciativa. Durante o evento, também houve uma palestra com Leni Spanivello, da Ledima Assessoria Educacional, que apresentou o projeto para os professores das redes pública e privada de Caibaté.

Professores acompanharam palestra sobre as atividades a serem realizadas nas escolas – Foto: Micael Olegário

Segundo o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Henrique Colpo, a ideia surgiu a partir da vontade de valorizar a tradição gaúcha e da observação do trabalho das invernadas no município. “Temos uma cultura tão forte e respeitada em todo o Brasil e queremos colocar isso nas escolas. Uma vez por mês, nossos alunos e professores vão pilchados e vamos estender isso para as repartições públicas também”. Além das escolas e prefeitura, o comércio e as demais entidades vão ser convidadas a participar da iniciativa.

Com diversos anos de trabalho na área de educação e uma forte ligação com o tradicionalismo, Leni Spanivello destaca a importância de difundir e compartilhar a riqueza da cultura rio-grandense. “Temos uma preocupação para que a cultura gaúcha perpasse as escolas e comunidades e, por isso, sugerimos a realização desse projeto, para colocar em prática algumas ações nas escolas e vivenciar o tradicionalismo gaúcho”, complementa.

Leni Spanivello é uma das idealizadoras do projeto – Foto: Micael Olegário

A intenção da Smect é trabalhar aspectos da tradição e cultura gaúcha durante todo o ano e não somente na Semana Farroupilha. Além do uso da pilcha, os alunos terão aulas de dança tradicionalista e as escolas vão promover concursos de poesia gauchesca, entre outras atividades.

Iniciativa foi apresentada com o acompanhamento de músicas tradicionalistas – Foto: Micael Olegário

Fonte: Rádio São Luiz

Por Micael dos Santos Olegário

Sair da versão mobile