Centenário do nascimento de Honeyde Bertussi transcorre nesta segunda-feira
Ícone da cultura musical, falecido em 1996, Honeyde completaria 100 anos de nascimento nesta segunda-feira, 20
O músico caxiense Honeyde Bertussi, nascido em 20 de fevereiro de 1923 e falecido em 04 de janeiro de 1996, é um ícone da cultura musical popular gaúcha. Filho do Rincão da Mulada, interior de Criúva, distrito de Caxias do Sul, suas composições musicais foram marcadas por uma imensa originalidade difundida para os mais longínquos rincões do Rio Grande e do Brasil e considerando sua história e sua crença nas possibilidades da música como arte, construindo um legado de inspiração e reconhecimento, ultrapassando fronteiras e influenciando milhares de músicos acordeonistas Brasil afora.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Na semana passada, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, sancionou o decreto nº22.418, que institui o “Ano do Centenário de Honeyde Bertussi”, a fim de promover comemorações relativas a sua memória e história, preservando e e difundindo a memória e a história deste cidadão caxiense, por ter contribuído por meio de sua arte para a formação da identidade cultural do gaúcho.
O filho de Honeyde Bertussi, Paulo Bertussi, agradeceu ao executivo pela criação do decreto e salientou a importância do legado do pai para a cultura do estado e por levar o nome de Caxias do Sul mundo afora. “ Quando aos 18 anos, em 1942 adquiriu a primeira gaita se iniciou a história de um ícone, o cancioneiro das coxilhas, uma marca Bertussi que continua fazendo parte do repertório de todos os acordeonistas do Brasil”, disse.
Na oportunidade foi lançado um CD comemorativo ao centenário de Honeyde, com seleção de músicas do homenageado.
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul