Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Presidente da Regional Missões II avalia anúncios do governo para combate dos efeitos da estiagem

Anúncio de medidas do governo federal de enfrentamento à estiagem em Hulha Negra – Foto: Maurício Tonetto/Governo do Estado RS

Nesta sexta-feira, 24, o presidente da Regional Missões II, Márcio Langer, falou sobre os anúncios feito pelo Governo Federal para amenizar os impactos da estiagem no estado. Langer corroborou a visão da Fetag de que apesar de importante as medidas ainda são insuficientes.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Em seu entendimento, é positivo o anúncio de mais de R$ 400 milhões, contudo, o valor está mais direcionado a um determinado público. Langer cita que os recursos serão em maior volume ao público mais carente da agricultura familiar e residentes de assentamentos para reforma agrária.

Ele não fez ressalvas quanto a isso, contextualizando que é de fato importante que este público seja acolhido, contudo citou a ausência de anúncios sobre crédito, que é uma das coisas que mais aflige o agricultor mais estruturado, mas igualmente necessitado de auxílio.

O único anúncio feito nesse sentido, conforme o presidente, fala na já conhecida prorrogação por 36 meses. O problema, explica Langer, é que quando ocorrem sucessivas prorrogações acaba por limitar muito a situação do crédito e isso vai “estrangulando” aos poucos o produtor.

Langer disse que a entidade manterá o empenho e a partir da próxima semana, em Brasília, seguirá negociando e articulando para solucionar as questões do endividamento e de créditos a vencer.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile