“Memorial dos Artistas São-luizenses foi idealizado para valorizar todas as artes e artistas da nossa terra”, destaca presidente do Legislativo
O dia 30 de janeiro de 2023 marcou um novo ciclo para o turismo e a cultura de São Luiz Gonzaga, com a abertura oficial do Memorial dos Artistas São-luizenses, um espaço democrático, que reúne um pouco da história dos nossos artistas locais, seja na poesia, na pajada, na escultura, na música, no artesanato, na literatura ou quaisquer outras vertentes culturais. A ideia do Memorial, segundo Rose, surgiu ainda em 2017, em meio a uma reunião com o escultor Vinicius Ribeiro, quando era Secretária Municipal de Turismo e Cultura. Foi então, esboçado um projeto, que virou lei com a entrada de Rose Grings no Legislativo São-luizense e tornou-se realidade neste ano, durante evento que homenageou os 99 anos do nascimento de Jayme Caetano Braun, no Complexo Turístico que leva o seu nome.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A sala onde o Memorial está instalado ocupa o espaço que iniciou como a Venda do Bonifácio e pode ser visitado durante o horário de funcionamento administrativo do Complexo Turístico, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira, ou mediante agendamento prévio. Após meses solicitando o apoio dos artistas locais, que encaminhassem à Secretaria de Turismo os seus trabalhos, nos mais diversos segmentos culturais, o local ficou tomado de uma grande quantia de peças, muitas delas criadas especialmente para compor o Memorial. São quadros, discografias, fotos antigas, Discos de Ouro, poesias, pajadas, troféus, desenhos, livros, artesanatos, discos antigos de vários músicos são-luizenses, peças de roupas, objetos pessoais e até mesmo violões, gaita e outros instrumentos musicais.
Conforme a vereadora Rose Grings, que neste ano ocupa a presidência do Legislativo, o “Memorial dos Artistas São-luizenses foi idealizado para valorizar todas as artes e artistas da nossa terra, e ainda temos espaço para receber mais objetos e materiais, basta procurar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Como continuidade do Memorial, futuramente ele deverá estar na internet, em uma página onde as pessoas poderão acessar de suas casas, tudo o que estiver exposto naquele espaço, que mostra a nossa gente e a nossa identidade missioneira, através da arte e da cultura”, completou.
Por Márcio Greff – Assessoria da Vereadora Rose Grings