Hospital Vida & Saúde, de Santa Rosa, registra mais uma captação de órgãos

Divulgação

A madrugada desta quarta-feira, 15, foi de nova captação de órgãos no Hospital Vida & Saúde. A autorização para a doação veio da família de um paciente de 34 anos, vítima de um AVC hemorrágico. Organizada pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Captação e Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a captação possibilitou a doação dos rins, pulmão, córneas e fígado.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Esta é a segunda captação de órgãos realizada no Hospital Vida & Saúde este ano. De acordo com a CIHDOTT, o esclarecimento dos familiares tem sido um dos diferenciais no processo. “É muito importante falar sobre a doação de órgãos em família e deixar claro seu posicionamento. Em caso de morte encefálica, a CIHDOTT realiza todo o acompanhamento a esses familiares oferecendo o amparo e o cuidado necessário, e principalmente, esclarecendo dúvidas. No entanto, o esclarecimento da família quanto ao consentimento daquele paciente é fundamental e faz toda a diferença neste processo”, explica a coordenadora da Comissão, enfermeira Thanyze Kretschmer.

Responsável pelo processo cirúrgico da captação, a equipe da Central de Transplantes do RS atua no encaminhamento dos transplantes. De acordo com dados da Central, foram realizados 93 transplantes de órgãos no Estado, nos dois primeiros meses do ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Vida & Saúde