Polícia Civil alerta para golpes praticados na venda de veículos  por meio de plataformas digitais

Divulgação/PC

A Polícia Civil faz um alerta à comunidade regional, especialmente às pessoas que expõe veículos à venda pela internet.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Entenda o golpe:

O criminoso realiza cópia de fotos do anúncio original e fez um novo anúncio fraudulento. Uma terceira pessoa se interessa pelo veículo, tendo em vista o baixo valor de mercado.

Após, o criminoso entra em contato com o vendedor inicial, que fez o anúncio junto às plataformas de venda  (Olx, Facebook, etc) e diz que ‘alguém’ irá olhar o automotor (carro, moto, caminhão), com intenção de adquiri-lo.

Ressalta o criminoso, geralmente em contato por telefone, que não é necessário a vítima entrar em detalhes sobre valores, apenas demonstrar o automotor. Nesse ponto que reside o golpe. Ambos estão sendo enganados por esse criminoso.

Não são raros casos em que ocorre pagamento por meio de TED fraudulenta ao  proprietário do anúncio verdadeiro, sendo entregue o veículo à segunda vítima, aquele que geralmente faz o pagamento ao criminoso.

Previna-se: A Polícia Civil alerta! Não confie em anúncios com preço abaixo dos praticados pelo mercado, bem como aja com transparência durante a negociação, especialmente em anúncios virtuais de bens; eventual demonstração do veículo a pessoas estranhas deve se dar em locais públicos; não forneça fotos da documentação pessoal e de carros anunciados a  desconhecidos e apenas realize a transferência de veículos junto ao DETRAN depois de confirmada eventual transação bancária.

Segundo o Delegado Anderson Pettenon, houve um aumento desse tipo de golpes na região, sendo que alguns cuidados básicos podem evitar a prática dessa ação criminosa, que configura o crime de estelionato.

Fonte: Polícia Civil