Marcha dos municípios a Brasília começa amanhã com presença de representantes das Missões
Evento terá cobertura especial da Rádio São Luiz direto da capital Federal


Marcha deve reunir mais de 5 mil gestores – Foto: Divulgação/CNM
A 24° edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terá início nesta segunda-feira, 27 de março, com a presença de gestores da Região das Missões. O evento reúne mais de 5 mil participantes, sendo organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A Marcha possui grande importância no cenário político brasileiro por levantar discussões sobre temas do cotidiano dos municípios.
Neste ano, o pacto federativo e a Reforma Tributária devem ser os focos dos debates. Além dos gestores municipais, participam vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e representantes dos três poderes, incluindo ministros do governo federal. O objetivo principal dos encontros é estimular soluções e alternativas em prol das reivindicações do movimento municipalista.
A Marcha a Brasília é realizada anualmente desde 1998 e, neste ano, será a segunda edição após o evento ter sido cancelado por conta da pandemia em 2020 e 2021. Entre os principais temas a serem discutidos estão também assuntos ligados à saúde, educação, infraestrutura urbana, e Previdência Social.
Transmissão e eventos temáticos
Em conjunto com o palco principal da Marcha, que começa às 9 horas de terça-feira, 28 de março, o evento também conta com diferentes espaços de debate, chamados de Arenas Técnicas. As reuniões acontecem em seis salas do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), sede do evento. Essas arenas também servem para repassar orientações aos prefeitos e ouvir experiências e demandas dos gestores.
A programação paralela da Marcha está prevista para ter início a partir das 14h, sendo que, os temas do primeiro dia devem girar em torno de obras paradas nos municípios, os desafios do novo Marco Legal do Saneamento, do futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) e, também, de pautas ligadas à educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
A Rádio São Luiz, seguindo sua tradição de acompanhar os principais eventos do cenário nacional, vai estar presente para acompanhar as discussões e, principalmente, a participação de prefeitos, secretários e vereadores dos municípios das Missões.
Programações da Marcha nos outros dias
Para terça-feira, 28, os debates das Áreas Técnicas do evento devem abordar questões envolvendo o turismo, meio ambiente, trânsito e cidades históricas. No dia seguinte, quarta-feira, os gestores discutem sobre alternativas para seus Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e formas de alavancar o crescimento econômico dos municípios.
No fechamento da Marcha a Brasília, o meio ambiente volta a se tornar um assunto, com discussões acerca de municípios inteligentes e sustentáveis, além de temas relacionados à proteção de dados públicos e mobilidade urbana.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da CNM