Vereadores explicam a formação da Comissão Especial na Câmara de São Luiz Gonzaga
Líderes de bancada da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga falaram nesta quinta-feira, 13, sobre a formação da Comissão Especial para apurar reclamações sobre o Hospital São Luiz Gonzaga e o contrato para construção da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Algumas das explicações fornecidas à reportagem deram a entender que este deveria ter sido o primeiro passo a ser tomado antes de ser levantada a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), reconhecendo que houve uma falha de comunicação interna antes de o assunto ganhar a proporção atual.
A avaliação majoritária é que será a partir das informações obtidas na Comissão Especial que poderão surgir fatos que determinem a instalação da CPI, ou seja, a Comissão Parlamentar de Inquérito não está descartada.
Outra observação reiterada é de que não houve recusa à CPI, pois sua instalação não chegou a ser votada. O primeiro documento fornecido pelo vereador Misael Porto não teria fato determinado e o segundo, elaborado após a orientação técnica, não teria sido efetivamente discutido ou assinado por qualquer dos vereadores.
A Câmara, segundo essas manifestações, em momento algum teria dado o assunto do Hospital por encerrado. Há, no entanto, o reconhecimento de que o processo que resultou na instalação dessa Comissão Especial foi acelerado a partir do clamor popular.
Uma das iniciativas que a comissão deverá tomar é convidar as pessoas que fizeram denúncias na ouvidoria e externaram reclamações sobre a casa de saúde nas redes sociais para que sejam ouvidas. Aqueles que fazem gestão no Hospital São Luiz Gonzaga também devem ser convidados. Uma das diferenças entre CPI e a Comissão Especial reside no fato de que a primeira tem o poder de convocar e a segunda convida, restando ao convidado atender ou recusar o chamamento.
A definição do grupo que vai compor essa Comissão Especial será definida na segunda-feira, 17, e já existe vereador que manifestou interesse em presidi-la.
Fonte: Rádio São Luiz