Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Consórcio Intermunicipal de Saúde discute alternativas para oferta de serviços voltados à saúde da mulher em São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo/Rádio São Luiz

A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS), atualmente presidida pelo prefeito são-luizense Sidney Brondani, esteve reunida, na semana passada, com representantes da Secretaria Estadual de Saúde para discutir o programa de saúde da mulher.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Atualmente, os municípios da região de São Luiz Gonzaga são credenciados com o Hospital de Giruá. Por ser um município distante e para evitar transtornos de viagens, pensando no bem-estar das pacientes, São Luiz Gonzaga atua como uma extensão da casa de saúde.

A questão atual é que para manter o serviço em funcionamento aqui são destinados R$ 50 mil mensais para o Hospital de Giruá, valor que é pago proporcionalmente pelos municípios do consórcio, sendo que São Luiz destina R$ 30 mil por conta do número de habitantes.

A reunião com a secretaria buscou alternativas para essa situação, pois se trata de uma responsabilidade do estado. O COIS recebeu duas propostas, a primeira seria o repasse do valor mensal pelo estado e a outra, que deve ser um processo mais demorado, é que esse serviço passe a ser ofertado pelo Hospital São Luiz Gonzaga. Para isso, o estado poderá repassar um mamógrafo novo para o município.

Enquanto isso não ocorre, o COIS seguirá mantendo o serviço.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile