Valmir Silveira, líder do MDB, fala sobre Comissão Especial do Hospital São Luiz Gonzaga

Foto: Rádio São Luiz/Arquivo

O vereador Valmir Silveira, líder do MDB na Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, foi entrevistado nesta terça-feira, 18, e falou sobre os objetivos da Comissão Especial criada para tratar dos assuntos envolvendo o Hospital São Luiz Gonzaga. O grupo, formado pelos vereadores José Luiz (PT), João Iuri (PSD), Fraguinha (Progressistas), Edmar Matos (PDT) e o próprio Valmir (MDB), realizará a primeira reunião nesta quarta-feira, 19, para escolher presidente, vice-presidente e relator da comissão, além de formalizar o cronograma inicial de trabalhos.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Durante a entrevista, Valmir respondeu a questionamentos sobre possíveis impactos negativos na imagem do Hospital São Luiz Gonzaga e esclareceu que, em seu entendimento, isso não vai ocorrer. Ele explicou que serão feitas averiguações sobre as reclamações recebidas na ouvidoria da Câmara e as obras da UTI, ressaltando que, se houver indícios de irregularidades na prestação de serviços, em contratos ou quaisquer documentos, isso será investigado.

Valmir também falou sobre sua experiência na área da saúde, tendo sido secretário de saúde por dez anos e diretor de hospital em dois municípios, e sobre sua relação com o corpo clínico, os médicos e os funcionários. “Fui dez anos secretário de saúde, dois anos diretor de hospital em dois municípios, então eu tenho sim conhecimento e tenho assim relação com o corpo clínico, com os médicos, com os funcionários. Diante da minha situação não tenho vergonha nenhuma de ser amigo do médico, do empresário e do trabalhador”, afirmou ao comentar sobre esse assunto que foi levantado na sessão da câmara de segunda-feira, quando o vereador Misael Porto (PSD) citou a proximidade de Valmir com o doutor Luis Grings.

O vereador também comentou sobre o documento elaborado pelo vereador Misael Porto (PSD) como um pedido de CPI, afirmando que a bancada do MDB, de quatro vereadores, não foi procurada. Ele explicou que o documento já tinha os nomes dos cinco vereadores definidos, que Misael pré-determinou os nomes dos cinco vereadores, mas só quatro assinaram.

Por fim, Valmir defendeu a melhoria nas Estratégias de Saúde da Família para desafogar o plantão do Hospital São Luiz Gonzaga e sugeriu que, por meio do Conselho de Saúde, seja criada uma página na internet para disponibilizar todos os dados envolvendo movimentações financeiras, repasse de verbas, projetos e afins, de forma a dar mais transparência ao processo. Ele concluiu citando que a realidade de dívidas de hospitais pelo estado é ainda mais grave que a do Hospital São Luiz Gonzaga, citando que pode até haver problema de gestão nesses locais, “mas não é só isso”, afinal o volume de recursos que entra é menor do que as demandas para atender todas as necessidades de saúde da população.

Fonte: Rádio São Luiz