Nota da Fetag-RS sobre as medidas de combate à estiagem

Divulgação

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR’s) estão desde o mês de janeiro de 2023 à frente das negociações para amparar os agricultores(as) e pecuaristas familiares atingidos pela seca que atingiu o Rio Grande do Sul. Inúmeras reuniões foram realizadas com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda e da Casa Civil e milhares de agricultores se mobilizaram em Porto Alegre e nas suas regiões para demonstrar a gravidade da situação.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Diante deste cenário, o Governo Federal enviou uma comitiva de ministros ao município de Hulha Negra, no dia 23 de fevereiro de 2023, oportunidade em que foram anunciadas medidas emergenciais importantes, porém, muito insuficientes frente à crise enfrentada por aqueles(as) agricultores(as) que estão com alto grau de endividamento nos agentes financeiros e que não foram contemplados com nenhuma das medidas anunciadas.

Com o andamento das negociações em Brasília, o Governo comprometeu-se com a Fetag-RS e com os Sindicatos a conceder rebate para o Pronaf Custeio Pecuário, que não conta com a cobertura do Proagro Mais/Seguro Rural e com a prorrogação das parcelas do Pronaf Investimento para o último ano do contrato. Entretanto, passados três meses depois do ato realizado em Hulha Negra, nada foi anunciado e nenhuma regulamentação foi publicada.

Portanto, ante ao exposto, até que a regulamentação das medidas negociadas seja publicada, orientamos os(as) agricultores(as) e pecuaristas familiares a solicitar a prorrogação do Custeio Pecuário de acordo com disposto no Manual de Crédito Rural 2-6-4 e aqueles(as) produtores(as) que encontrarem dificuldade de prorrogar as operações junto ao agente financeiro, orientamos que não efetuem o pagamento.

A FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais lamentam que milhares de agricultores ainda sigam sem respostas por parte do Governo Federal. Porém, reiteramos que o trabalho e a cobrança seguem sendo realizados diuturnamente para amparar a todos que tiveram perdas com a seca.

Fonte: Fetag-RS