Comissão Temporária Especial reuniu-se com a Direção do Hospital São Luiz Gonzaga

Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, em conformidade com o cronograma de reuniões da Comissão Temporária Especial Hospital São Luiz Gonzaga, formada pelos vereadores de todas as Bancadas da Câmara Municipal, foi realizado encontro com a direção e equipe do hospital.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A Comissão, que foi formada para averiguar denúncias e reclamações da comunidade quanto ao atendimento prestado na casa de Saúde e para obter informações quanto aos contratos e convênios firmados na instituição, apresentou questionamentos para dirimir dúvidas sobre o serviço prestado, o atendimento à população no pronto-socorro, bem como sobre requisitos exigidos na contratação de funcionários.

Dentre os pontos elencados, o fortalecimento da saúde básica do município, através das Unidades ESFs para o atendimento não emergencial e de urgência, foi uma das questões debatidas, sendo destacada a necessidade da Administração Municipal prover soluções para evitar o esgotamento do atendimento do hospital, que praticamente recebe a maioria das demandas por atendimento clínico, principalmente após o término do horário de funcionamento dos postos de saúde.

Outra questão levantada com ênfase pelos vereadores foi quanto à humanização do atendimento aos pacientes que chegam ao plantão, apresentando sugestões à direção do HSLG para orientar seus funcionários e colaboradores a prestarem informações sobre tempo de atendimento, dos casos que necessitam ser atendidos com urgência, para evitar o sentimento de descaso que muitos pacientes relatam ao ingressar no plantão, o que, muitas vezes, poderia ser evitado por um simples gesto de cordialidade ao apresentar informações sobre a situação do pronto-socorro naquele momento.

A Direção do Hospital informou que, quando concluídas as obras de ampliação da estrutura do pronto-atendimento, a instituição terá o espaço adequado para o acolhimento otimizado, e que os profissionais podem transmitir informações aos pacientes que estão aguardando atendimento sobre a situação.

Outro ponto abordado foi sobre a necessidade de conscientizar a população sobre os serviços prestados pelo hospital, que atende casos de urgência e emergência, sendo que pacientes em busca por consultas ou casos eletivos são de prioridade das unidades ESFs mantidas pelo Município.

Questionados pelos edis acerca dos critérios de seleção de funcionários, a Direção explicou que todas as contratações são precedidas de seleção mediante análise curricular e provas teóricas e testes psicológicos para funções especificas, e que as demais contratações de colaboradores são realizadas por comissão constituída especialmente para a análise de documentos, para então somente ser feita a contratação.

No decorrer da reunião, foram tratados assuntos referentes a recursos recebidos e sua aplicação, capacidade de contratação de novos profissionais de Saúde e melhorias na divulgação de informações prestadas à população.

Os trabalhos da Comissão seguem nos próximos dias. Os membros integrantes da comissão do Legislativo irão se reunir para analisar as diretrizes de trabalho para, logo após, se reunir com o diretor do corpo clínico do Hospital São Luiz Gonzaga, o médico Luis Grings, em reunião a ser realizada na sexta-feira, 19 de maio.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga