Roque Gonzales promove evento especial de aniversário do município na Praça Tiradentes

Programações começam às 15h na praça da cidade – Divulgação/ Prefeitura de Roque Gonzales

O município de Roque Gonzales completa nesta segunda-feira, 15 de maio, 57 anos de história. A celebração da emancipação político-administrativa da cidade acontece neste domingo, 14, na Praça Tiradentes, a programação conta com um almoço especial com degustação de carne de porco feita de três formas diferentes, mateada, apresentações culturais e show com “As Maragatas”.

A comemoração do aniversário de Roque Gonzales terá início a partir das 15h. Conhecido pelo lema de “Terra e Sangue das Missões”, o município possui uma origem a partir das reduções jesuíticas e é banhado pelos rios Ijuí e Uruguai, através do qual faz fronteira com a Argentina.

História de Roque Gonzales

A origem de Roque Gonzales vem do povo indígena mbyá-guarani, que habitava a região de forma nômade, ou seja, movimentando-se entre a região para aproveitar de forma mais sustentável os recursos da terra. Foi assim que a área foi encontrada pelo padre Roque González de Santa Cruz, que fundou em 15 de agosto de 1628 a redução de Assunção do Ijuí.

O nome de Roque Gonzales é uma homenagem ao padre jesuíta martirizado no Caaró pouco tempo após fundar a redução. Após o final das Missões no Brasil, o território ficou abandonado. Apenas no final do século XX, a região passou a ser repovoada por imigrantes alemães e italianos.

Em 1927, o povoado passou a ser distrito de São Luiz Gonzaga, depois, a cidade ainda esteve ligada ao município de Cerro Largo antes de conseguir sua emancipação. Atualmente, Roque Gonzales possui cerca de 7 mil habitantes e possui destaque turístico através da usina Passo São João.

Proximidade com o Salto Pirapó

Outro ponto de interesse turístico, distante 4km da sede de Roque Gonzales, é o Salto Pirapó, a maior queda d’água do rio Ijuí. O local possui águas limpas e beleza natural que atrai diferentes pessoas para o município. O Salto Pirapó também possui relevância histórica para a cidade, tendo sido um ponto de referência para os nativos. 

Salto Pirapó traduzido da língua guarani para o português como peixe que pula ou salto do peixe. Foi também pelo local que a colonização alemã teve início em Roque Gonzales. Além disso, a queda d’água é conhecida pelos nomes de Mini Foz Iguaçu Regional ou Foz do Iguaçu em miniatura.

Queda de água atrai turistas pela beleza natural – Divulgação/Prefeitura de Roque Gonzales

Fonte: Rádio São Luiz com informações da prefeitura municipal de Roque Gonzales e de IBGE Cidades