Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em São Luiz Gonzaga

Fotos: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 18, uma caminhada em São Luiz Gonzaga, com intuito de chamar a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Dezenas de alunos e professores das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de integrantes da Rede de Apoio à Escola (RAE), participaram desse movimento, que iniciou na Rua Venâncio Aires, na Praça da Matriz.

A presidente da RAE, Daura Sarmento, destacou que a mobilização é importante para alertar a comunidade sobre os riscos que este grupo vulnerável corre. Estimasse que apenas 10% dos casos que existem são denunciados.

Daura comenta que a caminhada tem o intuito de mobilizar a sociedade civil nessa luta, pois ao não denunciar a pessoa que sabe deste tipo de crime está protegendo o abusador.

Alguns sinais que podem indicar uma vítima de abuso incluem hematomas, mudança brusca de comportamento, mudança no padrão de alimentação ou sono, regressão de comportamento (voltar a urinar na cama ou usar fralda), crises de choro, demonstrar medo de adulto ou parente próximo.

Levantamentos indicam que a maioria dos abusos é praticada por alguém do próprio núcleo familiar da vítima.

Denúncias podem ser feitas para o Conselho Tutelar (55) 9 9634-3347, Disque 100, Delegacia de Polícia (55) 3352-8107 e Brigada Militar (190). É garantido o sigilo do denunciante.

Fonte: Rádio São Luiz