Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Jogo comemorativo celebra 30 anos da conquista do Beija-Flor no Campeonato Municipal de São Pedro do Butiá

foto colorida de jogo comemorativo do Beija-Flor. Gramado com jogadores de futebol vestidos com uniforme azul

Jogo foi realizado na Linha Santa Terezinha em São Pedro do Butiá – Foto: Jilvan Santos

Um jogo comemorativo organizado neste domingo, 28 de maio, pela equipe do Beija-Flor celebrou os 30 anos da conquista do Campeonato Municipal de São Pedro do Butiá. A comemoração reuniu ex-jogadores do time vitorioso e membros da comunidade da linha Santa Terezinha.

A partida foi uma reedição da final entre o Beija-Flor e Butiá Futebol Clube, em 1993, que terminou empatada em 4 a 4 no tempo normal e, depois, com a vitória e título do Beija-Flor nos pênaltis, pelo placar de 5 a 4. O jogo foi marcado pela incrível reação do time campeão, que buscou o empate após estar perdendo por 4 a 0.

A escalação do Beija-Flor na final contou com: Roque, Ademir, Licério, Devanir, Vianei, Jurandir, Davi, Irai, Toco, Calisto e Laerte, entre os titulares. Os reservas eram Márcio, Negrão, Jair, Milton, Armando, Didi e Fernando. Na época, a emoção da conquista foi transmitida pela Rádio São Luiz. 

Confira como foi a narração de Luiz Oneide do gol de empate do Beija-Flor marcado por Márcio:

https://radiosaoluiz.com/wp-content/uploads/2023/05/gol-de-empate.mp3?_=1

E a emoção do pênalti que decidiu o título cobrado por Vianei:

https://radiosaoluiz.com/wp-content/uploads/2023/05/gol-da-vitoria.mp3?_=2

Ex-jogadores reviveram a conquista

O jogo comemorativo serviu para que os membros do time campeão relembrassem a conquista. Roque, ex-goleiro do Beija-Flor, comentou que “foi um jogo muito disputado, estávamos perdendo de 4 a 0, conseguimos empatar e vencer nos penáltis”. Roque destacou o desejo de ver a estrutura do clube ativa e com jogos mais frequentes.

Ex-ponteiro Calistro e ex-goleiro Roque – Foto: Jilvan Santos

Outro nome do elenco do Beija-Flor presente no evento, Vianei relembrou os momentos da conquista do título inédito. Ele descreveu a reação do Beija-flor como uma façanha da determinação e luta do time. “Nossa equipe sempre foi muito guerreira em campo, sempre acreditávamos desde o primeiro minuto”, ressaltou o ex-jogador.

Vianei afirma continuar acompanhando o clube e os campeonatos, além de praticar o futebol sete. Ele comenta sobre o sentimento de acolhimento e alegria que sente ao estar em São Pedro do Butiá. “Convivemos bastante com o pessoal e nos encontramos bastante”, acrescentou.

Autor do gol de empate no tempo normal, o centroavante Márcio também salientou a importância do esporte para a comunidade local. “O futebol sempre foi um espaço para fazer amizades e construir relações com a comunidade”, frisou Márcio.

Ele comentou sobre as dificuldades e os desafios de praticar o esporte em uma época em que a logística e o transporte não era tão facilitado, segundo Márcio, as oportunidades de jogar eram bastante disputadas. “Se você não jogasse bem, tinha alguém na sombra para jogar no seu lugar”. O ex-jogador também disse que o preparo físico foi um dos diferenciais do time do Beija-Flor para conquistar o título.

O esforço coletivo para a manutenção da estrutura e da organização de jogos no interior foi outro tema tratado pelo ex-atleta. Atualmente, uma das dificuldades é a falta de jovens nessas comunidades. “É um gramado bonito, bom para a prática do esporte. Tomara que a gurizada venha”. Márcio falou também sobre o papel do futebol para aliviar o estresse no cotidiano das pessoas.

Kate é torcedora número um do Beija-Flor – Foto: Jilvan Santos

Foto mostra cabine de imprensa na época do jogo – Foto: Arquivo/Divulgação

Esporte é importante para comunidade

O prefeito de São Pedro do Butiá, José Henrique Herbele, esteve presente no jogo comemorativo e falou sobre a relevância histórica da final do primeiro campeonato após a emancipação do município. “Santa Terezinha é conhecida muito pelo Beija-Flor, porque marcou história e é reconhecido em toda a região”, conta o prefeito.

Em 2023, o campeonato de futebol onze vai ter uma nova edição, após alguns anos sem acontecer. De acordo com Sepé, a administração busca incentivar a modalidade e outros esportes como vôlei e futsal. “Investir em esporte, sem dúvida nenhuma, não é gasto, é investimento”. O prefeito também convidou a comunidade para participar da 23° edição da FischFest no próximo domingo, 4 de junho, em São Pedro do Butiá.

Segundo o vice-prefeito do município, Valter Seibt, o momento promoveu o reencontro entre pessoas de diferentes lugares e ex-moradores da comunidade. Na oportunidade, Seibt, que é presidente da próxima ExpoButiá, comentou sobre a escolha da data para a feira nos dias 3, 4 e 5 novembro, a organização dos estantes e contratação de shows para o evento.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile