Shows da Expo São Luiz 2023 são anunciados ao vivo pela Rádio São Luiz


Autoridades durante o lançamento dos shows – Foto: Alcides Figueiredo
A Rádio São Luiz transmitiu nesta segunda-feira, 19 de junho, o anúncio dos shows da Expo São Luiz 2023 no programa Olho Vivo direto do parque da feira. O lançamento dos shows foi feito pelo presidente da Expo São Luiz, Marcos Batista da Rosa, e contou com a presença de autoridades municipais e demais responsáveis pela realização da feira.
A Expo São Luiz 2023 terá início em exatos 100 dias a partir desta segunda, a tradicional feira do município e região começa no dia 27 de setembro e segue até 1° de outubro, no Parque de Exposições do Sindicato Rural. Nesta edição, a programação vai contar com diferentes atrações artísticas e musicais, que tiveram os nomes divulgados no evento de lançamento. Confira:
Quarta-feira (27/09):
Noite de Fé com Neto da Chapecoense
Nani Azevedo
André & Felipe
Quinta-feira (28/09) – Entrevero Missioneiro com:
Ângelo Franco, Glauco Vieira & Yuri Menezes em tributo a Luiz Carlos Borges
Xiru Missioneiro
Jorge Guedes & Família
Sexta-feira (29/09)
Brenno & Matheus
Mari Fernandez
Sábado (30/09)
Anderson & Matheus
João Bosco & Vinícius
Domingo (1°/10)
Desidério Souza


Feira vai começar em setembro – Foto: Alcides Figueiredo
Conheça mais sobre os artistas
Na quarta-feira, a abertura da Expo São Luiz terá uma “Noite de Fé”, com a presença do ex-jogador de futebol, Neto Zampier, conhecido como Neto da Chapecoense. O ex-jogador foi um dos sobreviventes da queda do avião do clube que deixou 71 mortos em 2016, na Colômbia. Atualmente, Neto é palestrante e relata suas experiências e trajetória de vida.
Também na quarta-feira acontece o show com o cantor gospel, Nani Azevedo, autor de músicas como “Bendito Serei” e “Está Limpo”, além de ter regravados sucessos como “Deus é fiel”. Ligado à música desde a infância, Nani começou sua carreira em 1982, quando gravou um LP com o grupo Nova Geração.
Aos poucos, o cantor começou a crescer com seu estilo de voz e violão. Os seus louvores conquistaram o Brasil e, ele recebeu o prêmio de revelação masculina do Troféu Talento, em 2007, um ano depois de lançar o disco “Bendito Serei”. Nani Azevedo também gravou outros discos como “Excelência”, “Hinos Inesquecíveis”, “Sou Curado” e “Restauração”.
Para encerrar a quarta-feira, a Expo São Luiz contará com show da dupla sertaneja de música gospel, André e Felipe. Nascidos em Maringá, no Paraná, e criados no interior de São Paulo, a dupla começou a cantar ainda na infância, quando lançaram o CD “Grande Amor”, em 1996. Na época, André tinha 7 anos e Felipe apenas 5 anos de idade.
Entre as canções principais da dupla estão “Cuido dos detalhes”, “Minha calmaria” e “Adore”. Com mais de 20 anos de trajetória, André e Felipe já conquistaram quatro discos de ouro com os álbuns “Acelera e Pisa”, “Hora de Vencer”, “Chuva de Poder” e “Paz e Amor”, os dois últimos alcançando também o nível platina.
Entrevero Missioneiro
Depois da “Noite de Fé”, a quinta-feira vai ser dedicada à música gaúcha e missioneira. Em um primeiro momento, será feito um tributo ao ícone da música tradicionalista e missioneira, Luiz Carlos Borges, a homenagem está a cargo do trio de cantores do movimento nativista, Ângelo Franco, autor dos discos “Cópia de um Gaúcho Brasileiro” e “Eu sou Gaúcho”, do compositor e cantor são-luizense, Glauco Vieira e do artista Yuri Menezes.
Na sequência, será a vez de Haunã Taraguy Pereira Souza, conhecido como Xiru Missioneiro. Artista nascido em Bossoroca, foi peão de estância e domador, o que o inspirou a lançar o LP “Rio Grande Bagual”, nos anos 90. No entanto, foi a partir do lançamento de “Pampa de 23” em 1994, que começou a ganhar destaque, com as canções “Bagual da Bossoroca” e “O Rabo da Cumadre”.
O sucesso nacional veio com o álbum “Cheirando a Pasto”, com sucessos como “O Guasca e a Roqueira”, “Corpo Esgualepado” e “De Pura Cepa”. Atualmente, Xirú Missioneiro é um dos maiores nomes da música gaúcha com 16 CDs gravados, dois DVDs, cinco discos de ouro com mais de 1 milhão de discos vendidos.
Jorge Guedes e Família encerram a noite do “Entrevero Missioneiro”. O grupo foi criado pelo artista Jorge Procópio Ferreira Guedes, artista missioneiro que começou sua trajetória em 1989 com a canção “Terra Missioneira” e autor de diversos sucessos ao lado de nomes como Noel Guarany e João Sampaio.
Jorge Guedes recebeu, em 2014, o prêmio Vitor Mateus Teixeira, na categoria de melhor compositor da Assembleia Legislativa do Estado, consagrando-se como um dos nomes de destaque da música tradicionalista e missioneira.
Sexta-feira
Para dar início ao final da semana, a Expo São Luiz contará com show da dupla paranaense, Brenno e Matheus. Os jovens se conheceram na cidade de Astorga e começaram a tocar em bares da cidade. Depois a dupla lançou o EP “Coice de Mula”, com um estilo musical e composições que retratam a “roça”. Brenno e Matheus também são autores das canções “Sítio Sonho Meu”, “Se ela me ligar” e “Sombra nas costas”.
Cearense da cidade de Alto Santo, Mari Fernandez é a outra atração da noite de sexta-feira. A artista que é conhecida como “Rainha do Piseiro” começou a ganhar destaque em 2021, como uma das revelações da música nordestina e uma das primeiras mulheres do forró a atingir o topo das paradas nacionais.
Mari Fernandez nasceu em 2001 e começou a cantar ainda na infância. Depois, quando tinha 15 anos, o desejo de trabalhar com a música a motivou a compor e a cantar na escola. Aos poucos, ela começou a crescer ao lado de grupos de forró e pisadinha, até ganhar sucesso com o hit “Não, não vou”.
Sábado
No penúltimo dia de feira, a música sertaneja será novamente o foco das apresentações artísticas da Expo São Luiz. Primeiro, sobe ao palco a dupla Anderson e Matheus. Gaúchos da região do Vale dos Sinos, Matheus começou a tocar inspirado no pai, enquanto Anderson teve contato com a música primeiro na igreja. A trajetória da dupla começou em 2013, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em 2016, eles lançaram sua primeira canção autoral “Zé Rico” e o primeiro EP veio em 2019, com o título de “Nossas Canetas”. Atualmente, Anderson e Matheus espalharam seu sucesso pelo Rio Grande do Sul e Brasil, atingindo mais de 100 mil visualizações no YouTube.
A principal atração da noite de sábado é a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que completa 30 anos de trajetória em 2023. João Bosco e Vinícius se conheceram em 1991, no Mato Grosso do Sul, dois anos depois competiram como adversários em um festival local, quando familiares incentivaram a criação da dupla.
No início dos anos 2000, a dupla começou a fazer sucesso através do chamado “sertanejo universitário”. Em 2003, eles lançaram o primeiro CD “Acústico no Bar” e “João Bosco & Vinícius”, já em 2004, com a canção de sucesso “Querendo te encontrar”. Nos anos seguintes, a dupla fez novos trabalhos e conquistou os holofotes nacionais.
No ano de 2009, João Bosco e Vinícius lançaram o CD “Curtição”, com as músicas “Sufoco”, “Chora, Me Liga” e “Coração Só Vê Você”, álbum indicado ao Grammy Latino. Em 2011, fizeram uma série de shows no exterior, participaram do carnaval de Salvador com grandes nomes da música nacional e lançaram a canção “Abelha”, com a participação de Jorge e Mateus.
Encerramento com Desidério Souza
O encerramento da Expo São Luiz 2023 vai contar com um dos ícones da Capital da Música Missioneira, o cantor e compositor, Desidério Souza. São-luizense, Desidério herdou o talento e gosto pela música do avô ainda quando criança, desde então não parou mais. O artista possui mais de 30 anos de carreira, com a participação em diversos festivais gaúchos, nacionais e internacionais.
Desidério foi ganhador do Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana em 2022, na categoria de Música Mais Popular, com a canção “Tentiando o bico da gança” e, neste ano, já participou da Festa Nacional do Chamamé, na Argentina. Em 2019, Desidério também foi eleito o melhor instrumentista no Festival Encontro das Águas, no Paraguai.
A cobertura completa de tudo sobre a Expo São Luiz 2023 será feita pela Rádio São Luiz ao longo dos 100 dias de contagem regressiva e, também, durante os dias da feira, direto do Parque de Exposições do Sindicato Rural, em São Luiz Gonzaga.


Feira vai contar com diversas atrações musicais – Edição: Rádio São Luiz
Fonte: Rádio São Luiz