Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Laboratório de Solos Coopatrigo já realiza nova classificação da Análise Física do Solo

Foto: Divulgação/Coopatrigo

O Laboratório de Solos da Coopatrigo já está apto a emitir seus laudos com as novas determinações de classificação do solo, conforme Instrução Normativa privativa pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e que passa a valer a partir dos custeios agrícolas do período safra 2023/ 2024. As novas determinações são de que a classificação do solo seja feita em função da sua água disponível e são realizadas em seis divisões de classe e não mais em três, como foi feita anteriormente na Análise Física. Em cada uma das seis divisões, haverá a análise de água disponível (AD) no solo, em milímetros de água por centímetro de solo (mm/cm).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O Laboratório de Solos da Coopatrigo orienta os associados que possuem o Laudo de Análise Física ainda com validade, pois na classificação anterior o laudo tinha validade de 10 anos, para que providenciem uma nova Análise Física segundo as regras vigentes, para não haver problemas em caso de algum sinistro a partir do próximo ciclo de safra verão.

O Coordenador Técnico da Coopatrigo, Bento Butenbender, destaca que o Laboratório de Solos da Coopatrigo é uma importante ferramenta que está disponível para todos os associados, possuindo inclusive o Selo Rolas, que destaca a qualidade dos serviços prestados, dando segurança ao produtor nos laudos emitidos . “Todos os nossos consultores técnicos estão aptos a orientar os associados a sempre terem uma Análise de Solo atualizada, que permitiu uma orientação correta e de qualidade, e neste sentido colocamos o nosso Laboratório de Solos à disposição de todos os produtores”, afirmou o Coordenador Técnico da Coopatrigo.

Por Roberto Marques – Assessoria de Comunicação Coopatrigo

Sair da versão mobile