Semana do Campo Limpo é instituída em São Luiz Gonzaga

A vereadora Nara Mendes (c), com Maristela Freita e Claudio Chassot do inpEV

Foi sancionada nesta quarta-feira pelo prefeito em Exercício, Piti Werle, a Lei Municipal n° 6617 de 05 de julho de 2023, a qual institui a “Semana do Campo Limpo” no Município de São Luiz Gonzaga, a ser referenciada anualmente no mês de agosto.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A nova legislação municipal foi concebida a partir de Projeto de Lei de autoria da vereadora Nara Mendes (MDB), que recebeu a demanda de representantes regionais do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), por meio do coordenador de Centrais inpEV, Cláudio Chassot, e da supervisora de Central, Maristela Freitas, em fevereiro deste ano.

Segundo a Lei Municipal, as atividades da “Semana do Campo Limpo” terão início no dia 18 de agosto de cada ano, data em que é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo, coincidindo com calendário anual instituído pelo inpEV.

A “Semana do Campo Limpo” destina-se a conscientizar a população sobre a necessidade de ser realizada a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, assegurando a destinação ambientalmente correta das embalagens primárias de defensivos agrícolas comercializados, com vistas à preservação ambiental.

Segundo a vereadora Nara Mendes, proponente do Projeto que embasou a nova Lei Municipal, “encaminhamos o Projeto de Lei visando a necessidade da conscientização dos agricultores de nossa cidade e região quanto a importância da manipulação, bem como a devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Ao instituir a ‘Semana do Campo Limpo’, as campanhas de divulgação quanto à logística reversa poderão ser mais efetivas, com o debate do tema nas comunidades e, também, nas escolas e entidades, visando criar assim uma consciência coletiva da importância de proteger o meio ambiente por meio das atitudes corretas a serem realizadas com o manuseio e descarte correto de embalagens de agrotóxicos”, salientou a vereadora.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga