Especialistas alertam sobre o combate às hepatites virais na campanha “Julho Amarelo”
Nesta sexta-feira, 14 , o médico infectologista Sérgio David Jaskulski Filho e a enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Simone Wunsch, concederam entrevista ao programa Expressão Livre sobre a campanha “Julho Amarelo”, que tem como objetivo principal a luta contra as hepatites virais. Durante a conversa, os especialistas destacaram os tipos mais comuns da doença, as formas de contágio e as medidas preventivas, com ênfase no aumento dos casos de hepatite A entre homens.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
As hepatites virais são doenças inflamatórias do fígado que podem ser causadas por diferentes vírus, denominadas de hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E. Eles explicaram que a hepatite A, em particular , vem apresentando um preocupante aumento de casos entre os homens jovens, principalmente na faixa etária de 20 a 39 anos.
Simone enfatizou a vacinação como uma medida eficaz de prevenção contra as hepatites virais. A imunização contra a hepatite A está disponível gratuitamente nos postos de saúde para crianças a partir de um ano de idade. Para adultos o esquema é diferenciado, mas também existe a vacina.
Outro ponto destacado foi a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites virais, especialmente das hepatites B e C, que podem se tornar crônicas e levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. O acesso aos testes de detecção e o acompanhamento médico são fundamentais.
Fonte: Rádio São Luiz