Governo do Estado deverá bancar serviços de saúde da mulher em São Luiz Gonzaga a partir do ano que vem
A diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS), presidida pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, esteve reunida com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, para falar sobre a situação do serviço de saúde da mulher em São Luiz Gonzaga, que é a referência para os demais municípios da região e que integram o consórcio.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Brondani explicou nessa reunião que ao invés de levar as mulheres para os exames de mama e ginecológicos até Giruá, onde está localizado o Hospital São José, que é quem presta esse serviço, o COIS está bancando esse serviço aqui, com a destinação de profissionais e equipamentos do Hospital citado. Ocorre que isso acaba gerando um custo importante.
A ideia das lideranças no encontro é que esse serviço seja prestado pelo próprio Hospital São Luiz Gonzaga, com aporte dos recursos pelo governo do estado, de quem de fato é a responsabilidade pelos repasses. Arita solicitou que o Hospital São Luiz faça adequações para receber os serviços e se comprometeu em custear os serviços a partir do ano que vem na casa de saúde são-luizense.
Como o contrato do COIS com o São José seria encerrado no início do mês de agosto, a diretoria prorrogou o contrato até o fim do ano, tempo necessário para a adequação do Hospital São Luiz Gonzaga, garantindo assim o atendimento às mulheres de São Luiz Gonzaga e região da forma como está até que o novo modelo, no ano que vem, seja colocado em prática.
Fonte: Rádio São Luiz