Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Agricultores de Mato Queimado são orientados sobre produção e manejo de frutíferas

Foto: Emater

Com a compreensão da importância de ações que promovam a segurança e a soberania alimentar, a Emater/RS-Ascar tem realizado atividades de assistência técnica em Fruticultura no município de Mato Queimado, seja através de visitas a propriedades ou em atividades coletivas. Diante de dificuldades na produção de alimentos devido às sucessivas estiagens que acometeram a região nos últimos anos, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar busca apresentar alternativas, como a produção de frutas em quintais orgânicos, para que as famílias rurais e periurbanas possam ter uma alimentação de qualidade e em quantidade adequadas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Entre as ações realizadas esteve o dia de campo realizado na propriedade de Volnei Thomas, no início de julho (04/07), envolvendo agricultores, estudantes e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Estanislau. Os participantes do dia de campo puderam observar a possibilidade de diversificação em pequenas áreas, sendo que na Chácara Thomas são produzidas frutas, olerícolas e pequenos animais, como aves para postura e corte.

Na oportunidade foram apresentadas orientações sobre a aplicação de caldas, sendo que o extensionista da Emater/RS-Ascar Bruno Alexandre Tosatto explicou sobre a elaboração e aplicação de água de cinza e cal. Orientou-se também formas mais eficientes para a aplicação dos produtos, dinamizando sua ação nas plantas.

Diante da importância de um manejo adequado no período de inverno, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Gilmar Francisco Vione abordou a forma correta de fazer as podas em espécies como citros, pera e caqui, assim como sugestões de tratamento com caldas orgânicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

Sair da versão mobile