Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Secretaria de Saúde de Santo Antônio das Missões alerta para casos de tuberculose e febre amarela

Foto: Freepik

O Secretário de Saúde Lauro Boccacio e a enfermeira Tauana Ferreira falaram nesta quinta-feira, 3, sobre casos confirmados no município de tuberculose e febre amarela. A testagem positiva para as doenças reforça a importância das campanhas de prevenção, de imunização e da necessidade de procurar atendimento especializado.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Conforme Lauro, foram dois casos de tuberculose positivos. Apesar de chamar a atenção, uma vez que se trata de uma doença transmitida pelo ar e com potencial perigoso para a saúde da população, eles não são incomuns. A média, segunda a secretaria, é de pelo menos um caso por mês.

Com o objetivo de zerar esses casos, a equipe de saúde orienta que pessoas que apresentem três semanas de tosse seca ou emagrecimento acentuado e de forma rápida procurem atendimento nas unidades de saúde. A tuberculose é prevenida com a vacina BCG, a qual deve ser aplicada em recém-nascidos até o quinto dia de vida. Para adultos, existem medicamentos pelo SUS, um tratamento que dura aproximadamente seis meses.

Quanto ao caso de febre amarela, a confirmação ocorre após testagem positiva de um bugio encontrado morto no Rincão das Chácaras. A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue, por isso é necessário que a população atente à limpeza de possíveis criadouros do mosquito.

Apesar de não ter ocorrido contaminação humana, a morte do bugio acende o sinal de alerta para a comunidade. No próximo dia 19, o município fará uma campanha para vacinação.

Fonte: Rádio São Luiz

Sair da versão mobile