Ivonir Machado, um dos ícones da música gaúcha, morre aos 63 anos
No início da noite desta sexta-feira, 4, a música gaúcha perdeu uma de suas figuras contemporâneas mais conhecidas. Ivonir Machado, um dos fundadores dos Garotos de Ouro, faleceu aos 63 anos. A triste notícia foi confirmada pelas redes sociais do próprio artista por volta das 19h30min, deixando fãs e admiradores em luto.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A trajetória do cruz-altense foi marcada por diversos sucessos e contribuições para a música regional. Sua voz única e carisma conquistaram o coração de milhares de pessoas ao longo dos anos. O cantor ficou especialmente conhecido por suas participações no grupo que ajudou fundar, Os Garotos de Ouro, onde emplacou diversos sucessos.
Em 2018, Ivonir viveu um momento difícil quando sofreu um AVC Isquêmico, que o deixou acamado desde então. Infelizmente, as dificuldades não pararam por aí. Em 2021, Ivonir teve que enfrentar mais uma grande perda em sua família, quando seu irmão Aírton Machado, também integrante dos Garotos de Ouro, faleceu em um acidente envolvendo o ônibus da banda.
Desde janeiro de 2022, Ivonir Machado residia na Fazenda Lar Vô Ziza, em Santa Catarina, uma Instituição de Longa Permanência Geriátrica. Segundo informações da instituição, o cantor foi hospitalizado no dia 26 de julho no Hospital Regional de São José, porém, ainda não foram divulgados detalhes sobre a causa de seu falecimento.
Ivonir Machado nasceu em Cruz Alta, em 15 de maio de 1960, descendente de italianos, herdou da mãe gaiteira (e também costureira) e do pai gaiteiro (e jóquei) o gosto pela música. Iniciou carreira como ritmista em CTGs e concursos estudantis.
Junto com o irmão Airton Machado, criou o grupo musical Garotos de Ouro. Em sua carreira vendeu mais de um milhão e quinhentos mil discos, sendo conhecido como “A Voz de Ouro”.
Fonte: Rádio São Luiz com informações da Prefeitura de Cruz Alta