Atrasos nos repasses para a saúde geram preocupação
O presidente da Comissão Pluripartidária em Defesa do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) da Câmara de Vereadores, vereador Paulo Fraga, comentou os atrasos nos repasses de recursos garantidos por emendas parlamentares para a saúde por parte do governo federal. O não recebimento das verbas foi o motivo alegado pela administração do HSLG para o atraso de 15 dias nos salários dos 240 funcionários ocorrido neste mês de agosto. Os pagamentos foram quitados na última quinta-feira.
Fraga explicou que os pagamentos das emendas devem ser feitos sempre até o mês de julho, o que não ocorreu neste ano. “Com os prazos obedecidos, o hospital tinha seu cronograma para honrar os seus compromissos, principalmente a folha de pagamento. Sabemos que todos os hospitais filantrópicos brasileiros passam por isso e o que chega até nós da União é que ainda estão ‘ajustando a casa’ em Brasília.” O vereador, porém, aponta que a situação tem de ser resolvida com urgência. “Em outubro abre a janela para encaminhado de novas emendas relativas a 2024 e ainda não recebemos as verbas de 2022, isso não pode acontecer.”
Segundo o vereador, São Luiz Gonzaga tem mais de R$ 3 milhões em emendas a receber da União. “O que preocupa e muito é que esse dinheiro não chegou nem nos cofres do Estado ainda, que é de onde é repassado ao município. Ou seja, vai demorar ainda mais. Só de lideranças do Progressistas temos mais de R$ 1,6 milhão, entre emendas do senador Luiz Carlos Heinze e do deputado Pedro Westphalen, entre outros.”
E as notícias não são animadoras. “Recebi informações de que apenas 50% das emendas poderiam ser pagas, o que espero que não seja verdade. Os municípios contam e muito com esses recursos. Estamos vigilantes e cobrando nossos parlamentares e esperamos solução do problema o quanto antes.”
Fonte: Rádio São Luiz