Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Inauguração do Pavilhão da Feira da Agricultura Familiar é celebrada em São Miguel das Missões

Divulgação/Emater

A data de 31 de agosto de 2023 passa a ser um dia histórico para São Miguel das Missões diante da inauguração do Pavilhão da Feira da Agricultura Familiar, que passa a funcionar em uma estrutura própria ao lado do Salão Multiuso do município.  A conquista foi comemorada com um ato oficial na quinta-feira, com a presença de diversas autoridades, sendo que a venda de produtos coloniais, peixe vivo, peixe frito e artesanato seguiu até às 22h, com apresentações culturais durante a noite. As festividades seguem nesta sexta-feira, 1º, das 9h às 17h, com a comercialização dos produtos, mostra de implementos agrícolas e mostra de produtos infláveis para as crianças.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O secretário municipal da Agricultura, Fábio Gonzatto, destacou a união entre diferentes parcerias na idealização e implementação do projeto, a exemplo da secretaria de Agricultura, da equipe da Emater/RS-Ascar, da Câmara de Vereadores e da Administração Pública, que teve criatividade em pensar estratégias para apoiar o produtor rural.

São 10 famílias que passam a comercializar seus produtos no local. Em nome delas, o agricultor Rodrigo Bueno destacou a coragem e a resiliência das famílias que mesmo diante dos desafios seguiram produzindo e comercializando os alimentos até que uma estrutura adequada fosse construída.  Diante da conquista, o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Rubens Tesche, salientou a satisfação de acompanhar a evolução na organização da agricultura familiar nas últimas décadas, havendo um aglomerado de forças que se juntam para alcançar resultados positivos para a economia local e também para a segurança e soberania alimentar, oportunizando à sociedade uma alimentação de qualidade diferenciada e aos agricultores novas formas de produção e de geração de renda.

Neste sentido, o presidente da Câmara de Vereadores, Clodomiro de Abreu, destacou que o segredo para a concretização do sonho de um espaço adequado para a feira está na união de esforços. O Poder Legislativo destinou mais de R$ 75 mil para a construção do espaço.

Já o prefeito, José Roberto, salientou que a iniciativa se aproxima da prioridade de atender em um primeiro momento os anseios da população local, para que essa se sinta bem para receber quem visita São Miguel das Missões e, sobretudo, valorizar e dar visibilidade à agricultura familiar do município. O vice-prefeito, Luís Rodrigo Ribas, enfatizou que o Pavilhão com localização central se agrega ao potencial turístico do município.

Junto com os feirantes, a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e a Secretaria Municipal da Agricultura prepararam um café colonial que demonstrou a diversidade dos produtos da agricultura familiar de São Miguel das Missões.

A feira da agricultura familiar será realizada quinzenalmente, às sextas-feiras, das 9h às 18h. A próxima edição acontece no dia 15 de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa

Sair da versão mobile