Presidente da Coopatrigo avalia Expointer e perspectivas da safra

 

Paulo Pires (Foto: Arquivo/Rádio São Luiz)

O presidente da Coopatrigo, Paulo Pires, destacou que a Expointer 2023, que se encerrou ontem, dia 3, no Parque de Exposições Assis Brasil de Esteio, foi a “edição dos desafios.” Com mais de 710 mil visitantes ao longo da programação, a feira representou a oportunidade para que as entidades representativas pudessem levar seus pleitos e demandas aos representantes do governo federal.

“Falo em edição de desafios porque é primeira edição com o novo governo e uma visão diferente de política agrícola. Tivemos vários encaminhamentos para busca de soluções. O primeiro deles foi o calendário da regionalização da semeadura da soja no Estado.” Paulo Pires destacou que o “canetaço” imposto pela União, reduzindo em 40 dias o plantio da soja, traria prejuízos incalculáveis aos produtores. “Pela determinação, a partir de 8 de janeiro não teríamos mais legalidade no plantio da soja. Nos insurgimos contra isso com o apoio de várias entidades, incluindo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Intuito é ter novamente 130 dias para o plantio da soja. Ideia inicial era de 1º de outubro à 7 de fevereiro, mas se confirmou acerto de 10 de outubro e 7 de fevereiro, o que atende as necessidades da nossa região.”

Receba nossas notícias pelo Whatsapp

O presidente da cooperativa salientou que outra questão trabalhada foi a prorrogação de contas que os produtores fizeram nas cooperativas, situação muito expressiva na Coopatrigo. “O governo atendeu com linha de crédito para esse fim. Também tratamos do setor do leite, com relação ao problema da concorrência com a importação do produto. Estamos junto aos nossos produtores na defesa de melhores preços e condições de trabalho. Isso também se refere aos preços da carne, milho e trigo”, afirma Paulo Pires.

Setembro – O mês é de muitas atividades para a Coopatrigo. “No dia 15, temos a duplicação do engenho no Complexo Orestes Alves do Amaral, que foi nosso primeiro presidente da Coopatrigo. Já no dia 25 teremos o aniversário da cooperativa, com dia de Campo e de festa com almoço para nossos associados na associação.” E no, dia 27, o início da Expo São Luiz 2023. “Temos um belíssimo espaço na feira, na qual a Coopatrigo é uma das seis entidades organizadoras da feira. Teremos programações para as mulheres e para os produtores e homenagem aos conselheiros da Cooperativa ao longo dos mais de 60 anos da entidade.

Fonte: Rádio São Luiz (Por Ricardo Marques)