Seminário debaterá uso do solo e da água na Expo São Luiz

Professores Eugênio Portela e Rosicler Backes falaram sobre o seminário da Uergs na Expo São Luiz. Foto: Evelise Oliveira/Rádio São Luiz

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) promove no próximo dia 28, dentro da programação da Expo São Luiz 2023, o Seminário de Conservação de Solo e Água – Construindo o perfil do solo. A atividade ocorrerá a partir das 8h30 no auditório do Sindicato Rural, dentro do parque de exposições de São Luiz Gonzaga.

Na manhã desta quarta-feira, os professores Rosicler Alonso Backes e Eugênio Portela, do Curso de Agronomia da Uergs, estiveram nos estúdios da Rádio São Luiz para falar sobre o evento. “Temos um solo maravilhoso para a produção, mas com problemas a corrigir, como a compactação. Por isso a universidade promove na Expo um dia todo de promoção do conhecimento a fim de construir um perfil do solo que temos na região, a fim de potencializar nossa produção em estudos de solos”, explicou a professora Rosicler.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo o professor Eugênio Portela, “os dois períodos de estiagem que tivemos nos últimos anos tornam ainda mais necessária a estruturação do solo. Agricultores, profissionais da agronomia e técnicos agrícolas serão muito bem-vindos no seminário. Será um processo de aprendizado fundamental para o setor, para a rotação de cultura e diversificação da geração de renda.”

O credenciamento ao seminário é gratuito e ocorre no dia 28 a partir das 8h30, diretamente no auditório central do Sindicato Rural. A abertura ocorrerá a partir das 9h. “Teremos simulador de chuva modelo Embrapa e outras ações para que possamos explorar as características do nosso solo, que é profundo e de excelente qualidade”, salientou Rosicler. O Seminário de Conservação de Solo e Água tem como apoiadores a Expo São Luiz 2023, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, o Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, a Universidade Federal de Santa Maria, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Embrapa, Arpa, Emater e Coopatrigo.

Fonte: Rádio São Luiz (Por Ricardo Marques)