Saúde e orientações técnicas integram programação do Dia Para o Homem em Guarani das Missões

Divulgação

Uma forma de chamar a atenção a temas voltados à saúde do homem, bem como compartilhar orientações técnicas e econômicas voltadas à propriedade rural, a realização do Dia Para o Homem chegou à sua segunda edição na última sexta-feira (15/09), em Guarani das Missões. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, da Administração Municipal, através das Secretarias da Agricultura e da Saúde, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Mais de 200 homens dos municípios de Guarani das Missões e Sete de Setembro participaram da programação no CTG Guerreiro das Missões. Reconhecendo a importância da iniciativa, agregaram a parceria as entidades Sicredi, Cresol, Rural Mais Agronegócios, CTG Guerreiro das Missões, Associação dos Clubes de Mães, Quiosque Guarani da Agricultura Familiar, Conselho Agropecuário, Apae, Associação Municipal da Juventude Rural (Amjur) e Escola Estadual Técnica Guaramano, contando também com diversos apoiadores da imprensa e comércio local, que motivaram a participação e viabilizaram o sorteio de brindes.

Diante da amplitude da programação, a gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, parabenizou aos organizadores por oportunizarem aos homens momentos de pensar em si mesmo, através de um evento técnico, lúdico e de autocuidado.

O prefeito de Guarani das Missões, Jerônimo Jaskulski, avaliou a importância de oportunizar ações de promoção da saúde. “Nós às vezes deixamos algumas coisas que deveriam ser prioridade de lado, diante disso, os homens estão vivendo menos muitas vezes por falta de cuidado com saúde, seja do ponto de vista da prevenção ou do tratamento. É importante nos cuidarmos, por isso, a Secretaria da Saúde está envolvida com exames preventivos e vemos muitos parceiros engajados”, afirmou o prefeito.

Inserido na proposta do Setembro Amarelo, que busca conscientizar para a prevenção do suicídio e a valorização da vida, a saúde foi pauta do primeiro painel, a cargo da médica Dra. Aniela Garzella, que abordou a importância da prevenção e do autocuidado; da psicóloga Márcia Haas, que orientou sobre a saúde mental; e da educadora física Alcione Peres, que abordou e promoveu atividades físicas com os participantes.

Além da fala das profissionais, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde permaneceu à disposição ao longo do dia para a realização de testes rápidos, requisição de exames e de consultas, bem como aferição de pressão e vacinação.

A programação também contou com temas técnicos. Na palestra sobre secagem e armazenagem de grãos, o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar Adilson Lucas Webler destacou o trabalho realizado pela Instituição há mais de 40 anos na área. No município de Guarani das Missões são 73 silos de alvenaria, com projeto técnico elaborado pela Emater/RS-Ascar, instalados em 35 propriedades, beneficiando a 41 famílias, com capacidade total de armazenagem de 32.882 sacas. “Tivemos importantes avanços nesta área, mas ainda temos muito potencial para a armazenagem na propriedade e, para isso, a Emater está à disposição dos produtores”, avalia Webler.

Boas práticas de armazenamento de milho também foram abordadas pelos classificadores da Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar, Volnei Koche e Cristiano Stiebe. Foram compartilhadas informações sobre cuidados na armazenagem e controle de pragas e vetores dos grãos.

A programação contou ainda com palestra sobre controle e prevenção de zoonoses, a cargo do médico veterinário e fiscal estadual agropecuário Luiz Claudio Coutinho, do Departamento de Sanidade Animal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Momentos lúdicos e de integração também foram oportunizados, com o almoço preparado no local e apresentações artísticas da Apae e da Invernada Artística do CTG Guerreio das Missões.

A motivação, a autoestima e a integração comunitária foram estimuladas na palestra show com Roselei Angst, que reiterou elementos que contribuem para a felicidade e a qualidade de vida. O palestrante é doutor em Administração e diretor geral da Motiva Treinamento, de São Miguel do Oeste (SC).

Diante do êxito do evento, o vice-presidente do STR, César Inácio Piotrowski, reiterou a importância de promover oportunidades de construção de conhecimento e de qualificação das atividades. Neste sentido, o presidente da Câmara de Vereadores, Riade Novicki Mustafa, afirmou que “o retorno de muitos participantes do primeiro evento na segunda edição do Dia para o Homem mostra que se está no caminho certo e que se reconhece a importância dos temas abordados”. Ao final do evento, houve sorteio de brindes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa