Realizada primeira Audiência Crioula na Comarca de Porto Xavier

Audiência Crioula realizada no CTG Missioneiro. Foto: Divulgação Comarca de Porto Xavier

O Juiz de Direito da Comarca de Porto Xavier, Fellipe Alves Divino Lima Mesquita Abrahão, presidiu a primeira audiência crioula da comarca, na manhã de segunda-feira, dia 18. A solenidade, que integra as comemorações da Semana Farroupilha, ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Corredor Missioneiro. O magistrado proferiu a sentença de um processo real que tratou de um pedido de retificação de nome e gênero de um transsexual. A sentença foi pronunciada em versos tradicionalistas.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Durante a audiência ocorreram manifestações culturais, como declamação de poesia pela Prenda Simpatia, Alice Sommer Taube, e pelo 2º Piá da 3ª Região Tradicionalista, Lorenzo Sommer Taube; dança de Chula pelo Grupo Chula de Fronteira e a cantora Angélica Kberw, que entoou o Hino Rio do Rio Grande do Sul.

Também participaram da solenidade a Juíza de Direito da Comarca de Campina das Missões, Ana Lúcia Todeschini Martinez; a Promotora de Justiça, Jessica Osmarini Marques; a Defensora Pública Substituta Jennifer Bouchart Coelho; o Prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menim; os Presidentes das Câmaras de Vereadores de Porto Xavier e de Porto Lucena, Luiz Jeroni Krewer e Elisandra Olsson respectivamente; os Comandantes da Brigada Militar de Porto Xavier e Porto Lucena, o Tenente Miguel Garcia e o Tenente Edson André Schnneider Glassmann respectivamente; o Escrivão de Polícia de Porto Xavier, Alexandre Kleist; o Policial Civil Luiz Hartmann, representando a Polícia Civil de Porto Lucena; o Patrão do CTG Corredor Missioneiro, Joseph Bohn, advogados atuantes na Comarca e servidores do Poder Judiciário.

Juiz Felipe presidiu a solenidade em trajes típicos. Foto: Divulgação Comarca de Porto Xavier

Fonte: TJRS