São-luizense quer transformar ônibus em sala de cinema gratuita

Fernando Borba mostra o ônibus que sediará o projeto Criança Feliz. Foto: Ricardo Marques/Rádio São Luiz

Quem passa na Rua Bento Gonçalves, próximo a esquina com a Rua Gen. Portinho, em São Luiz Gonzaga, se depara com uma cena no mínimo curiosa: um ônibus em cima da laje de uma casa. Isso mesmo, tem uma casa com nada menos que um ônibus em cima dela no local, uma quadra abaixo da Rua São João. Mas o veículo, na verdade a carcaça dele, não está ali por acaso. O eletricista automotivo Fernando Borba, 47 anos, mora e tem sua oficina no imóvel e um bom motivo para ter o coletivo ali: transformá-lo em sala de cinema gratuito para crianças e estudantes.

Trata-se do projeto Criança Feliz. “Estou reformando tanto a carcaça do ônibus quanto o espaço da minha laje para poder receber crianças e alunos prioritariamente nas sessões de filmes, bem como seus pais e casais no ambiente externo, mediante agendamento. Eu mesmo faço a reforma e as obras e, quando não consigo, chamo pessoal para fazer. Sai caro, dá trabalho, mas tenho o sonho de ver esse ônibus cheio de crianças se divertindo com filmes lúdicos e que passem boas mensagens de vida”, afirma Fernando. Ele explica que a proposta é ter um mini cinema e uma lancheria. “Estou erguendo dois banheiros e ainda não sei a capacidade de crianças que o mini cinema poderá receber, pois tenho de comprar as cadeiras apropriadas e daí ver quantas caberão.”

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Questionado sobre prazos, Fernando conta que ideia era ter as primeiras sessões de filmes até meados de janeiro do próximo ano. “Já consegui fazer 80% das adaptações, mas tenho meu trabalho e outras responsabilidades, então não sei se conseguirei terminar a tempo. Mas vale ressaltar que já tenho algumas empresas parceiras e estou aberto a quem quiser colaborar.” O contato dele para mais informações é o celular whatsapp (55) 9 9969-8535.

Inspiração – Fernando Borba é pai de um menino de 15 anos com diagnóstico de autismo e conta que sempre foi muito participativo na vida do filho. “Em virtude da condição, meu filho tem muita dificuldade em interagir com outras pessoas e se sente muito solitário. Então sempre pensei em uma forma de ajudar ele a ter mais contato com outras crianças e agora, no caso, adolescentes.”

Foi então que, em 2021, em um passeio no Município de São Pedro do Butiá, ele viu um ônibus sendo usado para venda de lanches na praça. “Era uma carcaça de ônibus toda reformada e adaptada. Achei muito bacana e pensei: ‘por quê não fazer o mesmo? Só que, em vez de lanches, cinema.” Ele então encontrou um ônibus em um desmanche em São Luiz Gonzaga e comprou o veículo. “Refiz toda a parte elétrica, estou reformando o interior e também a minha laje. Se tudo der certo vai ficar bonito”, afirma ele com um sorriso no rosto.

FONTE: RÁDIO SÃO LUIZ