Inmet publica aviso de tempestades para o Estado


Instituto de Meterologia emitiu alerta de tempo severo para o Estado, incluindo a região noroeste. Foto: Reprodução/Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgou na manhã desta sexta-feira, 06/10, aviso de tempestades, classificadas como perigosas, para regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O alerta é válido até às 23h59min de hoje.
Segundo o Inmet, os riscos potenciais são chuva entre 30 e 60 milímetros/h ou 50 e 100 milímetros/dia, ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 KM/h, e possibilidade de queda de granizo. Há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O instituto recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois podem ocorrer quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O alerta recomenda ainda desligamento dos aparelhos elétricos e quadro geral de energia das residências e edificações. O Inmet aponta que as áreas afetadas são Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense, em Santa Catarina, e Noroeste rio-grandense, centro ocidental rio-grandense, Região Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste e Sudoeste rio-grandense e centro oriental rio-grandense.
Mais informações e orientações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).