
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Luiz Gonzaga, Atanásio Santiago. Foto: Kelvin Morais/Rádio São Luiz
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São Luiz Gonzaga, Atanásio Santiago, falou nesta quarta-feira, 11, sobre algumas atividades que estão em andamento em sua pasta. Ele iniciou comentando sobre a participação na Expo São Luiz, avaliando positivamente o destaque que a agricultura familiar teve no evento.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
Ele defendeu que o pavilhão da agricultura familiar, que fica nas imediações do Parque de Exposições, tenha atividades contínuas para preservar a estrutura do local e ampliar os serviços que podem ser oferecidos para a população. Alguns investimentos na rede elétrica foram feitos para a feira deste ano e a ideia é que essas obras estruturantes prossigam, aprimorando ainda mais o ambiente.
Atanásio também falou sobre o fortalecimento das associações das comunidades do interior. Já são cinco as localidades bem estruturadas com equipamentos cedidos para uso pela secretaria, são itens que vão desde os mais simples até tratores.
O secretário acrescentou que a destinação de recursos do estado e do governo federal também tem sido importante. Um dos programas, o Avançar, permitiu construir quatro açudes, outros 16 ainda poderão ser abertos. A retomada das obras deve iniciar dia 20 de outubro.
Por fim, Atanásio informou sobre a construção de um pavilhão atrás do quiosque da Cooparte, às margens da BR 285, em São Luiz Gonzaga. Esse pavilhão será voltado para a industrialização da mandioca, permitindo que os pequenos agricultores familiares façam a comercialização no comércio local e regional a partir da adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS).
Fonte: Rádio São Luiz