Secretária de Educação destaca estudo para implantação do turno integral no Ensino Fundamental do município a partir de 2024

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 27, em visita à presidente da Câmara, vereadora Nara Mendes (MDB), a secretária municipal de Educação, Mariza Klein Ditz, informou quanto ao estudo que está sendo realizado pela pasta para implementação da Escola de Tempo Integral para o Ensino Fundamental na rede municipal a partir de 2024.

Conforme a secretária, o Plano de Governo da atual Administração Municipal prevê dentre suas diretrizes na área da Educação a ampliação do turno integral na rede municipal. Até então, o turno integral abrange apenas as crianças matriculadas na Educação Infantil.

Mariza explicou que um estudo minucioso está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes – SEMEDE para propiciar a implantação de forma gradativa do turno integral nas séries iniciais da rede (de 1º a 4º anos). Dessa forma, a implementação do turno integral está sendo planejada para ocorrer a partir de 2024 nas escolas municipais Centenário, do 1º ao 4º ano, e na José Bonifácio, no 1º ano.

A proposta será levada nos próximos dias ao Conselho Municipal de Educação para apreciação. Sendo aprovada, a implantação do turno integral já começa a beneficiar os estudantes dos dois educandários municipais no início do ano letivo de 2024. “A implementação do tempo integral é uma das estratégias do governo municipal para buscar a qualidade da educação e a equidade de oportunidades, especialmente em bairros de maior vulnerabilidade social. O nosso estudo é para que, ao ampliar a jornada escolar, os estudantes possam ter mais tempo para aprofundar seus conhecimentos, participar de atividades enriquecedoras e receber apoio pedagógico adicional, contribuindo para o seu desenvolvimento integral”, destacou a secretária Mariza.

EMEI Altamiro da Silva – A secretária também informou à presidente da Câmara do retorno da EMEI Altamiro da Silva à estrutura da escola, em um espaço revitalizado que também proporcionará o aumento no número de vagas ofertadas na rede municipal de ensino para a Educação Infantil.

Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga