Câmara de São Luiz Gonzaga empossa vereadores mirins

Mesa diretora mirim da Câmara de São Luiz Gonzaga abriu trabalhos na manhã desta quarta-feira. Foto: Rádio São Luiz

Ocorre na manhã desta terça-feira, 07/11, a posse e primeira sessão do projeto Vereador e Vereadora Mirim 2023 da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga. A atividade ocorre no plenário do Legislativo local, que lotou com familiares e representantes das escolas dos nove estudantes integrantes da proposta, retomada através de preposição da vice-presidente da Câmara, vereadora Nara Mendes.

Segundo Nara, a retomada do projeto tem por objetivos dar maior conhecimento por parte das crianças e adolescentes do real papel do vereador. “Além de envolver os estudantes, proporcionar saber como funciona o trâmite da Casa do Povo, trazer demandas e propostas que podem ser adotadas e levadas, por parte do vereador, para busca de soluções junto ao Executivo Municipal.” Ela explica que as três redes de ensino, municipal, estadual e particular, estão representadas. “Além disso, esse ano temos a novidade muito importante com uma aluna da nossa Apae participando pela primeira vez.”

A vereadora adianta que, para 2024, o projeto será ampliado. “A proposta é para alunos do sexto ao nono ano, mas já nos pediram para ampliar ao quinto ano, contemplando também escolas do nosso interior que só tem turmas até o quinto ano.”

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Adoção de projetos – As demandas apresentadas pelos vereadores mirins serão analisadas pelos vereadores eleitos e, na medida possível, poderão ser adotadas e se tornar projetos de lei para serem executadas nas suas comunidades. Vereadora Mirim pela primeira vez, a aluna da Escola Estadual João Aloísio Braun, Gabriela Batista estava acompanhada pelo diretor do educandário, Daniel Folck Streck. “É importante esse projeto para acabar com o mistério da política para nós jovens. Mostrar que não é um bicho de sete cabeças. Na proposta que vou apresentar na sessão busco a revitalização do espaço público junto a Escola Municipal Centenário e Associação dos Moradores do bairro Cohab”, afirmou Gabriela. O diretor Daniel completou. “Temos de desmitificar a política. Ela não é apenas partidária mas, principalmente, de ações em busca de melhorias para a comunidade.”

Estudante da Escola Estadual São Luiz e escolhido como presidente da Câmara Mirim, o aluno Vinícius Ferreira do Nascimento participa pelo segundo ano consecutivo do projeto. “É uma proposta muito boa, pois a política atual está explorando cada vez mais o potencial da juventude. Por isso temos de aprender e participar sempre.”

Apae também está inserida na iniciativa

Uma das principais novidades do projeto Vereador e Vereadora Mirim deste ano é inclusão de uma aluna da Apae São Luiz Gonzaga, Alice Alves de Almiran, entre os participantes. “Foi uma atitude louvável da Câmara em nos convidar. Nosso trabalho fundamental é pela inclusão em todos os âmbitos da sociedade e esse trabalho é mais uma ferramenta de inserir nossos alunos na comunidade e mostrar que são capazes de contribuir”, destacou o presidente da Apae, Acelino Bonfim Fabrício.

 

Os Vereadores Mirins 2023:

Alice Alves de Almiran, da Escola Apae

Gabriela Martins Tagliari, da Escola João Aloisio Braun

Leonardo Maier Schmitz, da URI São Luiz Gonzaga

Mariana dos Santos Oliveira, da Escola Coração de Jesus

Nicoly Soares Maciel, da Escola Centenário

Vinicius Ferreira do Nascimento, da Escola São Luiz

Vitor da Silva Alves, da Escola Padre Augusto Preussler

Vitória Yasmin Crestani, da Escola Boa Esperança

Tauana Dutra da Rosa, da Escola Coronel Mamede de Souza

 

A Mesa Diretora Mirim:

Vinicius Ferreira do Nascimento – Presidente

Mariana dos Santos Oliveira – Vice-Presidente

Vitória Yasmin Crestani –  1ª Secretária

Nicoly Soares Maciel – 2ª Secretária

 

 

 

FONTE: RÁDIO SÃO LUIZ E CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUIZ GONZAGA