Ícone do site Rádio São Luiz FM 100.9

Porto Xavier sofre com temporal e emite alerta para nova enchente

Galpões e outras estruturas de Porto Xavier foram danificadas com temporal desta sexta-feira. Fotos: Prefeitura Porto Xavier

O Município de Porto Xavier é mais um a sofrer com os efeitos das chuvas e temporais que assolam a região. A comunidade foi atingida por um temporal com ventos fortes e granizo por volta das 5h30 da manhã desta sexta-feira, 17/11, que danificaram casas e prédios, além e derrubar árvores e postes em diferentes pontos da comunidade. Temor maior no momento é com relação a suba do nível das águas do Rio Uruguai, que pode chegar a 12 metros até a manhã deste sábado e marcar a quarta enchente na cidade em dois meses.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

As informações são do prefeito Gilberto Domingos Menin. “Foram cerca de 5 minutos de granizo que, graças a Deus, não causaram danos maiores. Mas o problema foi vento. Tivemos três minutos de um vendaval que destelhou casas e pavilhões, arrancou o telhado inteiro de uma igreja na Linha Taquarussu e derrubou uma oficina mecânica nas margens da BR-392, além de derrubar dezenas de árvores e vários postes de energia elétrica”, conta Menin. Ele destaca que a prefeitura está desde as primeiras horas da manhã atendendo aos chamados dos moradores. “Estamos auxiliando a todos com lonas e outros mantimentos e já nos preparando para iniciar a retirada das pessoas que moram próximo ao rio.”

O prefeito se refere a previsão de que o Rio Uruguai continue subindo até a manhã deste sábado. “Temos uma estimativa pessimista de que o rio pode chegar aos 12 metros. Se isso se confirmar, será a maior das quatro enchentes que tivemos desde setembro e teremos de remover mais de 150 pessoas para galpões, escolas, entidades e outros locais disponíveis”, informa Gilberto Menin. Com decreto de situação de emergência vigente devido as cheias anteriores, a Defesa Civil de Porto Xavier emitiu nesta sexta-feira um alerta orientando a população ribeirinha que fique atenta a possibilidade de enchente e se prepare para uma possível necessidade de deixar suas casas.

 

 

FONTE: RÁDIO SÃO LUIZ E PREFEITURA PORTO XAVIER

Sair da versão mobile