Região se prepara para o Festival de Pratos Derivados de Soja

Festival de Pratos Derivados de Soja foi lançado em Santa Rosa. Foto: Emater RS

Representantes de aproximadamente 40 municípios da Fronteira Noroeste e das Missões participaram na sexta-feira, 17/11, do lançamento do Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, atração que já se tornou referência na Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Na oportunidade, agricultores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e lideranças acompanharam também palestras sobre alimentação saudável e produção agroecológica de soja.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

O regulamento do festival, que ocorre no dia 21 de maio de 2024, durante a Fenasoja, em Santa Rosa, foi apresentado pela presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto. Diante da importância de sua realização, o festival é promovido pela Fenasoja, Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa e Coopermil. Também conta com o apoio das Prefeituras de Santa Rosa e dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões, através de suas secretarias e conselhos municipais, câmaras de vereadores e sindicatos dos trabalhadores rurais, além de outros parceiros que se engajam ao longo do processo.

Serão três categorias participantes, pratos doces, salgados e desenvolvidos por agroindústrias. Com a perspectiva da participação de 45 municípios, os organizadores esperam que mais de cem formas de aproveitamento da soja na alimentação humana sejam apresentadas durante o evento. Entre os objetivos estão valorizar a soja produzida pela agricultura familiar e que faz parte da cultura regional e divulgar o consumo da soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana.

FONTE: EMATER RS