DTG Poncho Verde, de Panambi, vence 36ª edição do Enart
O DTG Poncho Verde, de Panambi, foi o campeão das Danças Tradicionais Força A, principal modalidade do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). É a primeira vez que a entidade leva para casa o troféu. A finalíssima da 36ª edição da competição ocorreu ontem, domingo, no Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
No tablado, o DTG Poncho Verde e “Os Homens de Preto” apresentaram “O Boi é Bicho, mas tem Alma sob o Couro.” A coreografia fez referência a história dos homens de preto — os tropeiros — que levavam gado para o abate. Mas, no caminho do campo até o matadouro, o tropeiro começa a pensar no destino dos bois e se dá conta de que, embora sejam animais, a alma deles existe e está debaixo do couro. A segunda posição ficou com PTG Bocal de Prata, de Osório, seguido pelo CTG Ronda Charrua, de Farroupilha.
Receba nossas notícias pelo WhatsApp
A movimentação foi intensa durante todo o domingo. No Ginásio Poliesportivo, palco onde os 20 grupos finalistas se apresentaram, pessoas aguardaram na fila para entrar. A temperatura de 33ºC que marcava no termômetro externo não parecia frustrar quem queria assistir ao espetáculo, principalmente, de grupos que já foram destaque em edições passadas.
O último grupo a se apresentar saiu do palco antes das 19h e os jurados se reuniram para definir as notas. Foram avaliados interpretação artística, correção coreográfica, harmonia de conjunto, grupo musical, entrada e saída e indumentária. Enquanto isso, prendas e peões de diferentes entidades preencheram quase todo o tablado para a dança de integração. Nesse momento de descontração, eles puderam dançar livremente com integrantes de outros CTGs.
Ilva Maria Borba Goulart, presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), estava receosa devido às dificuldades impostas pela chuva que atingiu o Estado nos últimos dias. No entanto, após início do evento, o sentimento deu lugar à gratidão às entidades que se esforçaram para fazer parte do grande encontro. “Os grupos vieram muito bem trabalhados, preparados. Foi muito difícil a escolha dos vencedores pois os que não se classificaram, com certeza, foi por detalhe. Foi além da expectativa, o parque muito cheio. Deus iluminou este final de semana”, disse a presidente.
O Enart 2023 – Cerca de 4,6 mil competidores concorreram em apresentações individuais ou coletivas nas mais de 25 modalidades, como danças tradicionais, dança de salão, canto, declamação, trova e chula. Neste ano, ocorreu a segunda edição da modalidade de dança gaúcha de salão de pessoas com deficiência (PCD). A categoria contou com 24 casais concorrendo no domingo e os campeões foram Bruno Mota Soares e Laís Klug Neitzke, de Canguçu.
Vencedores do Enart 2023
Danças Tradicionais Força A
- 1º lugar: DTG Poncho Verde – Panambi – 9ª RT
- 2º lugar: PTG Bocal de Prata – Osório – 23ª RT
- 3º lugar: CTG Ronda Charrua – Farroupilha – 25ª RT
- 4º lugar: CTG Sentinelas do Pago – Marau – 7ª RT
- 5º lugar: CTG Tiarayú – Porto Alegre – 1ª RT
Danças Tradicionais Força B
- 1º lugar: CTG Querência da Serra – Cruz Alta – 9ªRT
- 2º lugar: CTG Estância Velha da Tradição – Santana do Livramento – 18ªRT
- 3º lugar: DTG Noel Guarany – Santa Maria – 13ªRT
- 4º lugar: Os Desgarrados – Guaporé – 11ª RT
- 5º lugar: CTG Vinte de Setembro – Santo Ângelo – 3ªRT
FONTE: ENART E GZH