Professor Rafael Meirelles comenta sobre projeto de lei para proteger abelhas no município

O professor da UERGS na Unidade São Luiz Gonzaga, Rafael Meirelles, concedeu entrevista à Rádio São Luiz – FM 100.9, nesta terça-feira, 5, para comentar sobre um projeto de lei criado para proteger as abelhas no âmbito municipal. Doutor em Fitotecnia, com foco em entomologia, o professor falou sobre a ameaça sofrida pelas abelhas nativas da região, que são diferentes dos insetos utilizados na apicultura.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

“Essas abelhas nativas precisam de leis complementares para fazer sua defesa tanto no meio urbano, como no meio rural”, explica Rafael. O especialista destacou a importância de preservar as árvores utilizadas por esses insetos como abrigo, que quando são substituídas e derrubadas, acabam por levar à morte das abelhas. “Fazem-se necessários alguns regulamentos municipais para que essas árvores sejam verificadas antes do corte e possa se salvar essas abelhas”, acrescentou o professor da UERGS.

Durante a entrevista, Rafael Meirelles também alertou para os altos índices do uso de agrotóxicos em São Luiz Gonzaga, o que tem contribuído para a busca de refúgio das abelhas na área urbana. “Por isso elas foram para as cidades. Além dela ter uma importância ecológica já que a zona rural se mostra agressiva, esses insetos trazem segurança alimentar, polinizam frutos e são instrumentos de educação ambiental para crianças e adultos”, destacou o professor. Segundo ele, diferentes projetos já são desenvolvidos com base no cuidado e conscientização da população sobre o papel das abelhas.

Fonte: Rádio São Luiz