Municípios das Missões podem participar de programa para recuperação de estradas vicinais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou um programa de atendimento para execução de custeio para recuperação de estradas vicinais. O objetivo é auxiliar os municípios que decretaram situação de calamidade pública por conta de eventos climáticos extremos, além de facilitar o escoamento da produção a agropecuária de pequeno e médio porte. Entre os 307 municípios gaúcho que podem ser contemplados estão alguns da região das Missões: Itacurubi, Roque Gonzáles, Salvador das Missões, Santo Ângelo, São Nicolau e São Pedro do Butiá.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Podem participar do programa apenas cidades com decreto de calamidade pública reconhecido pelo governo estadual. Para receber os recursos, as prefeituras municipais deverão apresentar proposta com quilômetros de estradas a serem recuperados e fotos georreferenciadas das estradas afetadas até o dia 15 de dezembro. A análise dos pedidos acontece de 18 a 22 de dezembro; e a celebração e assinatura do termo de convênio estão previstas para acontecer até o dia 29 de dezembro.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o valor do benefício, nem a fonte dos recursos. MAPA afirmou que vai buscar o orçamento junto à base parlamentar. Em nota, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, destacou que, embora não esteja prevista ainda a fonte de custeio, a iniciativa busca prestar auxílio aos município em uma área importante, com melhorias para o transporte da produção na zona rural.

Fonte: Rádio São Luiz com informações da Famurs