Prefeitura de São Nicolau intensifica campanha de vacinação contra febre amarela

Foto: Canva

A prefeitura de São Nicolau divulgou um comunicado para intensificar a campanha de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é avaliar as cadernetas de vacinação, para chegar se as pessoas estão com o esquema correto da vacina. Quem não tiver o esquema completo, a prefeitura vai agendar a vacinação. A apresentação das cadernetas devem ser feitas até o dia 22 de dezembro, na sala de vacinação do município, na ocasião também é necessário estar com o cartão do SUS e/ou um documento de identificação.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.
O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. É fundamental a cobertura vacinal de toda nossa população em todo o território nacional, pois é a principal forma de prevenir a febre amarela.

O imunizante deve ser aplicado em duas doses para crianças de nove meses aos quatro anos, 11 meses e 29 dias. Pessoas a partir dos cinco anos de idade, não vacinadas recebem uma dose única. Qualquer pessoa não vacinada, que se exponha em áreas de risco deve ter a vacina em dia.

Fonte: Prefeitura de São Nicolau