Agueda Balbé explica cronograma de vacinação e doses de reforço da vacina bivalente

A enfermeira chefe do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, Agueda Balbé, concedeu entrevista à Rádio São Luiz na manhã desta terça-feira, 19 de dezembro, para falar sobre os reforços da vacina bivalente contra a Covid-19. Desde 5 de dezembro, o Ministério da Saúde recomenda que pessoas com 6o anos ou mais e que tenham tomado o imunizante há mais de seis meses, compareçam às Unidades de Saúde para tomar a dose de reforço.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

De acordo com a enfermeira, até esta quarta-feira, 20, a vacina está disponível apenas no centro de Saúde das 7h às 12h30. A partir de quarta-feira, o município vai receber novas doses e distribuir aos ESFs. Agueda Balbé fez um alerta sobre o aumento dos casos, o que aumenta a importância da aplicação do imunizante. Em 2024, a vacina contra a Covid-19 deve entrar no calendário vacinal regular das crianças. “É importante os pais se organizarem e quem quiser pode vir na quinta-feira estamos disponibilizando vacina para as crianças”, acrescenta a enfermeira.

Agueda Balbé também comentou sobre a intensificação da campanha contra o vírus da febre amarela, com casos registrados na região. A enfermeira destacou a relevância da população atualizar a caderneta da vacinação como uma alternativa de prevenção à doença. “Esse ano com muita chuva, existe uma possibilidade de aumentar as doenças transmitidas por esse mosquito”. No caso da febre-amarela, o vírus é transmitido pelo mosquito aedes aegypti.

Segundo a enfermeira, é necessário que a população se conscientize e colabora para eliminar os possíveis focos de proliferação do mosquito. “Estamos aqui para atender a comunidade e se as pessoas têm dúvidas, venham até nós que vamos orientar para que evitem ficarem doentes”, finalizou Agueda.

Fonte: Rádio São Luiz