Calendário do IPVA 2024 está disponível com descontos de até 28%

O calendário para pagamento do IPVA 2024 foi divulgado nesta quarta-feira, 20 de dezembro, com a possibilidade de descontos por antecipação e no parcelamento. Os contribuintes que fizerem o pagamento até o 28 de dezembro terão desconto de antecipação de 6% e não serão cobrados pela unidade padrão fiscal (UPF) do estado (4,53%). No total, o desconto pode alcançar 10,53% no valor do imposto. Também é possível receber descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Condutores que não tiveram multas têm direito ao desconto de Bom Motorista, que variam de 15% a 5%, a depender de quanto tempo o motorista não é multado. A redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte no Nota Fiscal Gaúcha e da solicitação de notas com CPF na hora da compra. O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais, o de 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas e o de 1% para o contribuinte que somar entre 51 e 99 documentos fiscais devidamente registrados. Com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível reduzir em 28,06% o valor total do IPVA

Desde 2022 também é possível parcelar em até seis vezes o pagamento, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2024. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Estimativas do governo estadual indicam que 42% da frota tributável tem direito ao desconto de Bom Motorista, com isso 1,6 milhão de proprietários de veículos serão beneficiados. No IPVA 2024, a soma dos benefícios bateu recorde, chegando a R$ 286 milhões.

Fonte: Rádio São Luiz com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul