Verão inicia nesta sexta-feira, confira as projeções climáticas e perspectivas para a nova estação

Foto: Freepik

O início do verão no Hemisfério Sul está marcado para esta sexta-feira, dia 22 de dezembro de 2023, às 00h27min (horário de Brasília), estendendo-se até o dia 20 de março de 2024, às 00h06min (horário de Brasília).

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

De acordo com as previsões climáticas, a região sul do Rio Grande do Sul é apontada com maior probabilidade de chuvas acima da média, enquanto nas demais áreas prevê-se chuvas irregulares, podendo atingir valores próximos ou ligeiramente abaixo da média histórica.

As temperaturas esperadas estão dentro da faixa da climatologia, prevendo-se que fiquem próximas ou ligeiramente acima da média.

Os volumes de chuva projetados para o estado sugerem a manutenção dos níveis de água no solo em patamares elevados, embora haja menor probabilidade de excedente hídrico em algumas localidades nos próximos meses. Essa redução no volume de chuva, comparada aos meses anteriores, pode contribuir para o reinício da semeadura das culturas de primeira safra em áreas que apresentam atrasos.

A expectativa é que esses padrões climáticos impactem a agricultura e outras atividades relacionadas ao setor, com a possibilidade de retomada de atividades agrícolas em áreas afetadas por atrasos devido às condições climáticas anteriores.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia