AMM faz pedido e convite ao Papa Francisco para celebração dos 400 anos das Missões

Divulgação/AMM

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) enviou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, um pedido formal ao Papa Francisco solicitando a gravação de uma mensagem em vídeo para divulgar as atividades de comemoração dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis na região. A carta também reforça o convite para que o Pontífice visite as Missões.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Recentemente, um decreto do governo do Rio Grande do Sul instituiu 2026 como ano de celebração do quadricentenário das Missões. A intenção da AMM é utilizar o vídeo do Papa para divulgar as programações a serem organizadas durante o ano.

Confira na íntegra a mensagem enviada pela AMM:

“Vossa Santidade

Vimos por meio deste nos dirigir a Vossa Santidade, na condição de primeiro Papa Jesuita e sul-americano da história e no contexto da preparação das comemorações dos 400 anos da chegada dos Jesuitas no atual território do Estado do Rio Grande do Sul e dos martirios dos três Santos Católicos (Roque Gonzales, João de Castilhos e Afonso Rodrigues) para que Vossa Santidade grave uma mensagem através de um vídeo referente a este importante marco na nossa história e da igreja católica no Rio Grande do Sul.

Este vídeo será usado para a promoção e preparação dos eventos dos 400 anos que serão comemorados em 2026 e 2028 respectivamente junto à nossa comunidade.

Também reforçamos o convite já encaminhado anteriormente pelo Governador do Estado, Presidente da Assembleia Legislativa e Prefeitos da Região Missioneira para Vossa Santidade visite a região das reduções.

Informamos que o Governador do Estado decretou o ano de 2026 como ano de celebração dos 400 anos das Missões Jesuítico Guarani no Rio Grande do Sul (vide decreto em anexo).

Sendo o que tinhamos para o momento, renovamos os votos de estima e considerações.

Atenciosamente,

Auri Brandt Kochhann – Presidente da AMM”

Fonte: Rádio São Luiz com informações da AMM