Administração de Bossoroca apresenta retrospectiva e atividades das secretarias municipais

Prefeito comentou atividades desenvolvidas em 2023 – Foto: Rádio São Luiz

Os membros da administração municipal de Bossoroca concederam entrevista na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro, como parte da Retrospectiva do ano de 2023. A programação faz parte da série especial da Rádio São Luiz FM 100.9. Participaram o prefeito de Bossoroca, José Moacir Fabricio Dutra, também conhecido como “Juca”, o vice-prefeito, Beto Nascimento e os secretários municipais.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Juca Dutra deu início à retrospectiva destacando e agradecendo o trabalho dos servidores para desenvolver os projetos da administração durante o ano. O vice-prefeito de Bossoroca, Beto Nascimento, mencionou a busca por ouvir e atender as demandas da população. “Faço sempre uma caminhada para conversar com os secretários, os servidores, ouvir a demanda da comunidade”, descreve Beto.

O vice-prefeito falou sobre os investimentos feitos em renovação da frota de veículos e em melhorias nas praças da cidade. Beto também comentou sobre a inauguração do pórtico de Bossoroca, com parte de recursos do governo estadual e de emendas parlamentares e impositivas dos vereadores locais.

Ainda sobre o pórtico, a secretária de Administração e Turismo, Patrícia Marques, citou a importância da obra como símbolo para o município. “No início do ano também tivemos a inauguração do novo espaço no quiosque Noel Guarani, que também abriga a sala dos nossos talentos e a casa do artesão”, acrescentou. Em 2023, foi feita a revitalização do mausoléu de Noel Guarani e a instalação do chimarródromo na praça central de Bossoroca. Desde novembro, em uma parceria com a Sicredi, também foi construído uma placa com a frase “Eu Amo Bossoroca”.

Patrícia listou os serviços prestados pelo setor administrativo do município, incluindo a disponibilização de terrenos para aquisição da população local. A secretária comentou sobre outros eventos realizados, como o FestInverno e a 8° edição do Festival Manancial da Canção Nativa, além do apoio a obras audiovisuais e participação em eventos regionais e estaduais.

Em fevereiro de 2024 está prevista a realização do concurso público de Bossoroca, que conta com mais de 2 mil inscritos. Patrícia Marques comentou sobre os preparativos para comemorar o ano do centenário de Jayme Caetano Braun no próximo ano. A secretária também anunciou um aumento de 5% no salários dos servidores municipais.

Patrícia listou atividades do setor de administração – Foto: Rádio São Luiz

Saúde, Fazenda e Assistência Social

A secretária de Saúde, Eusmara Reis Carvalho, apresentou a estrutura e os números de atendimentos do setor durante o ano de 2023. Neste ano, o município recebeu uma nova médica através do Programa Mais Médicos e a Farmácia Básica foi reinaugurada após reforma feita com apoio do governo federal.

Segundo Eusmara, o pronto atendimento do município atendeu cerca de 400 pacientes por mês no ano. Já o número de pacientes transportados para outras cidades foi de em média 700 pessoas por mês. Bossoroca também participa de dois consórcios de saúde da região, o COIS e o SIS-Missões. A secretária também falou sobre o esforço para aumentar a imunização e combater a disseminação de doenças no município, com a formação de 13 agentes de saúde, com ênfase no combate a endemias.

Em relação às finanças, o secretário da Fazenda, Luiz Hevando Rocha Medeiros, frisou a busca por investir, mesmo diante das dificuldades enfrentadas e mantendo o equilíbrio das contas públicas. Luiz Hevando trouxe números da arrecadação e de recursos aplicados na educação do município, com mais de 25% e quase 19% em saúde, valores acima do mínimo estabelecido pela legislação. “O que mostra que nossas receitas foram suficientes para cobrir nossas despesas”, pontou o secretário. Em janeiro, está previsto novo sorteio do programa de nota fiscal de Bossoroca, um dos projetos de estímulo ao consumo local.

Secretário de Assistência Social falou sobre projetos criados – Foto: Rádio São Luiz

Já com relação à secretaria de Assistência Social, o responsável pela pasta, Rafael Ferreira Andres, listou alguns dos projetos voltados, principalmente, para as crianças e jovens, como escolinhas de futebol, de música e artes marciais. “Uma inovação que criamos é a escolinha de futsal ‘Buena Terra’, que conta com mais de 100 crianças e adolescentes de 9 a 17 anos e teve investimentos de mais de R$9 com aquisição de material esportivo, viagens e alimentação”, ressaltou o secretário.

Rafael Ferreira apresentou detalhes sobre as ações dos grupos de vínculos comunitários gerenciados pela secretaria. Além disso, em 2023 foram criados projetos habitacionais, com investimento de mais de R$200 mil em melhorias e reformas para residências de moradores do município, bem como outras iniciativas ligadas à habitação.

Educação, obras e agricultura

Na secretaria de Educação e Cultura, o secretário Luiz Antônio Kersch, salientou os diferentes projetos para desenvolver a aprendizagem dos alunos, incluindo a melhoria de infraestrutura. Em 2023, um dos objetivos da administração era a reforma do ginásio municipal, que foi concluída neste mês. A educação também adquiriu uma van adaptada para o transporte de alunos com deficiência.

Luiz Antônio mencionou a realização de atividades de formação continuada para os professores do município. Bossoroca contratou, neste ano, um psicólogo e uma assistente social em acordo com a legislação federal que estabelece a atuação desses profissionais na educação. “Contratamos e executamos um curso de prevenção de incêndio, para cumprir a legislação. Também ofertamos um curso de primeiros socorros para todos os profissionais da rede de ensino”, complementou o secretário.

Ainda com relação à pasta da educação, Luiz Antônio fez uma descrição sobre as principais atividades e investimentos feitos nas escolas do município. Em relação ao esporte, o secretário listou a realização de reformas na quadra do ginásio municipal e a realização de diferentes torneios esportivos.

O secretário de Obras e Trânsito de Bossoroca, Marcelo Andres Aquino, destacou o trabalho desenvolvido na área de iluminação pública e rede de água. Marcelo falou também sobre a abertura e reforma de bueiros, sobre os serviços de limpeza e os projetos de financiamento via emendas impositivas, entre elas a melhoria de estradas e pavimentação. O secretário listou também as iniciativas para o próximo ano, com novas obras e aquisição de maquinários.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Enerton de Souza Oliveira, a pasta buscou auxiliar os produtores locais durante o ano. Enerton listou algumas das ações realizadas, como a disponibilização de alevinos para os aquicultores e inseminação de bovinos. Em relação ao meio ambiente, o secretário mencionou as campanhas de recolhimento de lixo eletrônico e distribuição de mudas frutíferas para a população.

Enerton mencionou projetos de apoio à agricultura local – Foto: Rádio São Luiz

Enerton pontuou o trabalho para enfrentar as enchentes e estiagens que afetaram a região, com abertura de açudes através de parceria com o governo estadual e a distribuição de cestas básicas para as pessoas mais afetadas pelo período de seca no início de 2023. Bossoroca também foi contemplada com a construção de cisternas pelo programa Irriga Mais RS.

O secretário destacou a criação do programa Fortalecendo a Agropecuária, com a destinação de subsídios para sistemas de irrigação nas áreas rurais do município. “Outro importante ponto foram as atividades trabalhadas com assistência técnica da Emater, atendendo 447 famílias”, acrescentou Enerton.

O prefeito José Moacir Dutra destacou as diversas obras realizadas durante o ano e o trabalho de vinculação com o futuro social do município, “dando um novo perfil para nossa população, de acolhimento e diversão para a nossa sociedade”, ressaltou o prefeito. Juca também citou a relevância dos projetos de irrigação desenvolvidos em Bossoroca e a qualificação das escolas locais.

A íntegra das entrevistas está disponível no Facebook da Rádio São Luiz.

Fonte: Rádio São Luiz