Prefeito e secretários de São Pedro do Butiá fazem balanço de 2023

Prefeito fez um resumo das atividades e listou prioridades para 2024 – Foto: Rádio São Luiz

A administração de São Pedro do Butiá participou nesta quarta-feira, 27 de dezembro, da programação especial de retrospectivas 2023 da Rádio São Luiz FM 100.9. Na ocasião, o prefeito José Henrique Heberle, mais conhecido como “Sep” e representantes de cinco secretarias comentaram sobre as atividades e o trabalho desenvolvido ao longo do ano em São Pedro do Butiá.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Heberle falou sobre as dificuldades enfrentadas no município por conta dos extremos climáticos da estiagem no início de 2023 e, agora, com as fortes chuvas. Durante a prestação de contas, o vice-prefeito e secretario da Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Expansão Econômica, Valter Antônio Seibert, ressaltou as ações feitas em conjunto com o governo federal e estadual para apoiar os agricultores locais, principalmente com a aquisição de sementes de aveia para implementação de pastagens.

“Tivemos no nosso programa municipal de perfuração de poços artesianos, beneficiamos 27 produtores de leite em 2022 e, neste ano perfuramos mais 18”, destacou Seibert. De acordo com o gestor, essas políticas são importantes para abastecer os produtores rurais. Em relação aos subsídios, o município também possui um programa de genética de qualidade para ajudar na inseminação de bovinos.

Seibert, que foi presidente da 10° edição da ExpoButiá 2023, falou sobre a importância do evento. “Trabalhamos durante este ano, tudo foi feito com muito carinho e com certeza foi uma das maiores feiras que realizamos nos últimos anos”, disse. O vice-prefeito destacou o papel de estimular a economia e o comércio através da ExpoButiá. “O ano de 2023, apesar de ter muitas dificuldades por conta do clima, conseguimos dar a volta por cima aqui em São Pedro do Butiá”, pontuou Valter Antônio Seibert. O prefeito Heberle salientou a importância da agricultura para a economia do município, o que faz com a administração busque auxiliar e investir no setor.

Educação, cultura e esporte em São Pedro do Butiá

A secretária da Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Terezinha Pez Jaeschke, comentou sobre as melhorias feitas nas duas escolas municipais de São Pedro do Butiá, principalmente na escola São Francisco de Borja, que fica no interior, com investimento na quadra esportiva e em equipamentos como a compra de ar-condicionado para as salas de aula. “O ambiente está muito propício para o estudo, sempre pensando no bem-estar das crianças”, afirmou. A escola do interior possui um diferencial que são as aulas de proficiência em alemão.

Em relação à creche do município, Terezinha destacou a reforma no parquinho e na cobertura da passarela que dá entrada à EMEI. Para o próximo ano, a intenção é trocar todo o telhado da instituição. Em janeiro, a creche vai dar continuidade ao “Projeto Férias” para atender crianças de pais que não conseguem tirar férias nesse período. A secretária também mencionou a contratação de mais profissionais para diminuir os índices de reprovação dos alunos da rede pública de ensino.

Terezinha citou os investimentos de revitalização da praça central do município. Na parte da cultura, a secretária destacou as programações realizadas com verbas obtidas via edital do Pró-Cultura do governo estadual, sendo a primeira delas a atividade de natal do Centro Germânico Missioneiro. Segundo Terezinha, ainda serão realizadas outras programações com esses recursos no próximo ano. Sobre os investimentos em esporte, o prefeito José Henrique Heberle pontuou a busca por melhorar o estádio municipal, com a troca de lâmpadas para viabilizar a realização de jogos no período noturno.

Fazenda, obras e saúde

Rosmeri Gallas apresentou números da saúde – Foto: Rádio São Luiz

De acordo com o secretário de Administração e Fazenda, Jeferson Strochein, as demandas administrativas tiveram um grande fluxo durante o ano. “Além disso, foi árduo o trabalho também com a supervisão e acompanhamento à assessoria, com a confecção de aproximadamente 273 contratos, 114 decretos, 87 leis e 97 projetos de leis”, descreve Jeferson. Segundo o secretário, os números refletem a preocupação da administração com a busca de melhorias para a população e com o equilíbrio das contas públicas.

Também durante a retrospectiva, o secretário de obras de São Pedro do Butiá, Luis Heck, mencionou os prejuízos causados pelos temporais que atingiram a região. “O granizo deu bastante problema, porque foi antes da feira e tivemos que trocar o telhado do pavilhão”, citou. Em 2023, o destaque da secretaria foi o desenvolvimento do calçamento e a pavimentação de estradas na área urbana. Além disso, Luis Heck falou sobre a aquisição de maquinários para atender os produtores, bem como os trabalhos de roçada e de terraplanagem.

Luis Heck comentou sobre trabalho para auxiliar produtores locais – Foto: Rádio São Luiz

Segundo o prefeito Heberle, a intenção da administração é apoiar a sucessão e a continuidade da produção agrícola, desde o apoio com maquinários, até o investimento nas estradas. Heberle também mencionou a licitação para novas obras em comunidades do interior em 2024. “Temos mais um ano para frente, com muitos recursos destinados para pavimentações”, complementou o prefeito.

Em relação à Secretaria da Saúde e Bem Estar Social, a responsável pela pasta Rosmeri Gallas participou da retrospectiva e comentou sobre as principais atividades no setor. Rosmeri apresentou alguns dos números de atendimentos feitos durante o ano, com destaque para a compra de uma van e as obras de ampliação na sede da secretaria. Em 2024, estão previstas obras no CRAS e no posto de saúde do município.

Rosmeri também citou a organização do atendimento à população de cerca de 3 mil habitantes com apenas quatro médicos. O prefeito de São Pedro do Butiá frisou a importância dos investimentos e da atenção com os servidores e a equipe da secretaria de saúde. “Estamos renovando toda nossa frota de veículos, porque o importante é darmos o máximo de segurança, porque temos muitas pessoas que saem para outros centros”, afirmou. Atualmente, o município conta com cinco motoristas que fazem o transporte de pacientes para outras cidades.

Em sua finalização, José Henrique Heberle manifestou a preocupação em iniciar o próximo ano fazendo licitações para auxiliar à população. “Essas comunidades que ainda não foram atendidas pela pavimentação, tenham certeza que vão ser prioridades para o próximo ano”, destacou o prefeito.

Fonte: Rádio São Luiz