Pagamento do IPVA 2024 com desconto de antecipação vai até esta quinta-feira

O prazo para o pagamento do IPVA 2024 com desconto de antecipação encerra nesta quinta-feira, 28 de dezembro. No total, a soma de todos os descontos pode gerar 28,06% de abatimento no valor do imposto. Quem quitar o tributo até esta quinta tem 6% de desconto e não será cobrado pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), que deve ficar em 4,53%, com potencial de alcançar 10,53%.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Existem ainda os descontos de Bom Motorista, que podem chega a 15%, e Bom Cidadão, com até 5% de redução no valor. Além disso, a taxa de licenciamento e a multa podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) do Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil. É possível também fazer o pagamento pelas lotéricas da Caixa Econômica Federal e por Pix. Basta o cidadão consultar no site ou no aplicativo do IPVA/RS, onde será gerado o QR Code, e pagar em mais de 760 instituições relacionadas.

IPVA 2024 pode ser parcelado em seis vezes

Também é possível parcelar o pagamento do imposto em até seis vezes com desconto progressivo de 6%, 3% e 1% nas primeiras parcelas. O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2024.

A medida, que foi implementada em 2022, somada aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro até junho. Para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento da primeira parcela ocorra em janeiro. Por exemplo, se o proprietário resolver parcelar em fevereiro o imposto, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única. Neste ano, 47,3% da frota de veículos do Rio Grande do Sul está isenta de pagar o IPVA 2024, enquanto 52,8% devem quitar o imposto.

Fonte: Rádio São Luiz com informações do Governo do Estado do RS