Brigada Militar divulga retrospectiva das ações do 14°BPM em 2023

O 14º Batalhão de Polícia Militar, da Brigada Militar, divulgou comunicado com os números das ações desenvolvidas ao longo de 2023. O 14° BPM encerra o ano com números expressivos que refletem o compromisso com a segurança e a ordem pública nos treze municípios de sua área de ação. Entre os destaques da retrospectiva, está o combate ao tráfico de drogas na região, com mais de 1 tonelada em apreensões.

Receba nossas notícias pelo WhatsApp

Dados obtidos até dia este sábado, 30 de dezembro, mostram que foram registrados 434 termos circunstanciados e 1.323 comunicações de ocorrências policiais. Esses números refletem a resposta diligente da polícia a uma variedade de situações, desde questões mais leves até aquelas que exigem maior atenção e ação legal.

Atuações em flagrantes e captura de foragidos resultaram em 338 casos apresentados nas delegacias da região e a captura de 92 foragidos, que demonstra a prontidão da polícia para responder imediatamente a atividades criminosas, sendo quase a marca de um flagrante diário. Também foram fiscalizados 16.939 veículos e abordadas 26.562 pessoas

O maior destaque deste ano foi o combate ao Tráfico de Drogas. Foram apreendidos 1.317 kg, perfazendo uma média diária de 3,65 kg de entorpecentes. Essa apreensão substancial destaca os esforços para desmantelar redes de tráfico, protegendo a comunidade dos malefícios associados às drogas. Foram apreendidas 113 armas de Fogo ilegais e recuperados 14 veículos. Programas de prevenção primária também são destaque. O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) teve 258 aulas ministradas, o que demostra o papel preventivo da polícia, investindo no futuro da comunidade, complementado por 787 visitas escolares.

A Patrulha Maria da Penha atendeu 613 chamados, prestando assistência a 120 vítimas de violência doméstica evidenciando a abordagem abrangente da polícia para proteger todos os setores da comunidade. O Comando destaca a colaboração da comunidade regional, promovendo uma parceria efetiva entre a polícia e os cidadãos. A população é encorajada a relatar atividades suspeitas, contribuindo assim para a segurança coletiva. Boa parte desses indicadores é resultado dessa parceria.

Dados específicos de São Luiz Gonzaga mostram que foram registrados oito homicídios no município em 2023, três a mais que no ano anterior. Já os abigeatos tiveram queda de cinco, de 22 para 17 casos em 2023. As apreensões de entorpecentes subiram de 64 para 106 e os homicídios culposos em acidente de trânsito passaram de 13 em 2022, para 17 neste ano.

Fonte: Brigada Militar – 14°BPM